Foi lançada ontem a LAN Colombia. Depois de adquirir a aérea local Aires, em novembro do ano passado, a LAN Airlines inaugura a sua filial em território colombiano. Esta, que é a quarta filial da empresa, além de somar 23 destinos à sua rede, inclui 22 rotas domésticas e a internacional para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, desde Bogotá.
Ao comentar a conquista, Ignacio Cueto, gerente geral da LAN, disse: “estamos orgulhosos de que a rede de destinos operados pela LAN e suas filiais está sendo incrementada com os 22 novos destinos dentro da Colômbia e pela possibilidade de ampliar nossa conectividade na América do Sul e no restante do mundo”. Segundo ele, o objetivo da companhia com o lançamento da nova filial é permitir que os passageiros LAN – em todos os países em que a empresa opera – descubram esse grande país que é a Colômbia, com os serviços que tem caracterizado a LAN Airlines internacionalmente.
A LAN Colombia representa um grande desafio para a companhia. O mercado colombiano de passageiros ocupa o segundo lugar depois do Brasil e é a quarta economia em tamanho da América Latina. Sem contar, ainda, que trata-se do segundo país mais populoso da Região, o que se converte em grande atrativo para a indústria da aviação comercial.
“Esta é uma excelente notícia, não apenas dentro da Colômbia, como também para todos os nossos passageiros, que conquistam importantes benefícios e passam a desfrutar de maior variedade na oferta turística daquele país, afinada com a experiência de viagem que caracteriza a LAN”, complementou Ignacio Cueto.
Há um ano, a LAN anunciou a compra definitiva de 98,94% das ações da aérea colombiana Aires. A LAN implementou desde então mudanças operacionais, tais como modificações de itinerários, assim como garantias de seus padrões de segurança, pontualidade e eficiência. A LAN Colombia conta com 1.750 funcionários, tem aproximadamente 23% de participação no mercado aéreo do país e é a companhia aérea de maior cobertura no que se refere a voos domésticos, com uma frota de 26 aeronaves.
Desde a aquisição da Aires, a LAN investiu cerca de US$ 405 milhões na implementação, na alteração da marca, como também na renovação da frota, que inclui a incorporação de 3 Airbus A320.