A Azul Linhas Aéreas e a Two Taxi Aereo “TwoFlex” anunciaram ontem que assinaram uma oferta vinculante para a Azul adquirir a empresa aérea regional por R$ 123 milhões.
Acontece que em abril de 2019 a Gol Transportes Aéreos e a TwoFlex fizeram uma parceria para uma operação “feeder”. Com aquela parceria, os clientes Gol poderiam adquirir bilhetes partindo de qualquer destino operado pela companhia no Brasil, com conexão nos aeroportos de Belém e Manaus, para seis cidades atendidas no Norte pela TwoFlex: Monte Dourado, Almeirim, Porto de Moz e Breves, no Pará; e Maués e Parintins, no Amazonas. Partindo de Cuiabá, no Centro-Oeste, os voos da TwoFlex que são comercializados pela companhia são para Água Boa, São Félix do Araguaia, Tangará da Serra e Juína.
Como ficará o acordo com a Gol após a conclusão de compra da TwoFlex pela Azul? Mantém-se o acordo ou revoga-se?
Um levantamento do Portal Aviação Brasil afirma que a TwoFlex oferece serviço regular de passageiros e cargas para 53 destinos no Brasil, dos quais apenas três cidades regionais são atendidas igualmente pela Azul. Em comum há 12 localidades atendidas por ambas as empresas: Araxá, Belém, Cuiabá, Curitiba (Afonso Pena), Governador Valadares, Ipatinga, Londrina, Manaus, Porto Alegre, São Paulo (Congonhas), Uberlândia e Varginha.
Em novembro de 2019, último período analisado pelo Portal Aviação Brasil, a TwoFlex tinha 0,00% no volume de passageiros transportados e 0,2% no transporte de carga. Em cargas a Azul detém 23,4%! Vale lembrar que as 17 aeronaves da TwoFlex são do modelo Cessna Caravan, um turboélice regional monomotor com capacidade para apenas nove passageiros.
Veja as rotas operadas atualmente pela TwoFlex:
Origem | Destino |
Água Boa (MT) | Cuiabá |
Água Boa (MT) | São Félix do Araguaia |
Almeirim (PA) | Porto de Moz |
Arapongas (PR) | Curitiba |
Bagé (RS) | Porto Alegre |
Barretos (SP) | São Paulo (Congonhas) |
Belém (PA) | Monte Dourado (Almeirim) |
Breves (PA) | Belém |
Campo Mourão (PR) | Curitiba |
Cianorte (PR) | Curitiba |
Cornélio Procópio (PR) | Telêmaco Borba |
Cuiabá (MT) | Água Boa |
Cuiabá (MT) | Tangará da Serra |
Curitiba (PR) | Arapongas |
Curitiba (PR) | Campo Mourão |
Curitiba (PR) | Cianorte (PR) |
Curitiba (PR) | Guaíra |
Curitiba (PR) | Paranaguá |
Curitiba (PR) | Paranavaí |
Curitiba (PR) | Telêmaco Borba |
Curitiba (PR) | União da Vitória (PR) |
Franca (SP) | São Paulo (Congonhas) |
Francisco Beltrão (PR) | União da Vitória (PR) |
Guaíra (PR) | Curitiba |
Juína (MT) | Tangará da Serra |
Manaus (AM) | Parintins |
Maués (AM) | Manaus |
Maués (AM) | Parintins |
Monte Dourado – Almeirim (PA) | Almeirim |
Paranaguá (PR) | Curitiba |
Paranavaí (PR) | Curitiba |
Passo Fundo (RS) | Porto Alegre |
Passo Fundo (RS) | Porto Alegre |
Porto Alegre (RS) | Bagé |
Porto Alegre (RS) | Passo Fundo |
Porto Alegre (RS) | Rio Grande |
Porto Alegre (RS) | Santa Rosa |
Porto Alegre (RS) | São Borja |
Porto de Moz (PA) | Breves |
Rio de Janeiro – Jacarepaguá (RJ) | São Paulo (Congonhas) |
Rio Grande (RS) | Porto Alegre |
Santa Rosa (RS) | Porto Alegre |
São Borja (RS) | Porto Alegre |
São Félix do Araguaia (MT) | Água Boa |
São Paulo – Congonhas (SP) | Barretos (SP) |
São Paulo – Congonhas (SP) | Franca (SP) |
São Paulo – Congonhas (SP) | Rio de Janeiro (Jacarepaguá) |
Tangará da Serra (MT) | Cuiabá |
Tangará da Serra (MT) | Juína |
Telêmaco Borba (PR) | Cornélio Procópio |
Telêmaco Borba (PR) | Curitiba |
União da Vitória (PR) | Curitiba |
União da Vitória (PR) | Francisco Beltrão |
“Nos últimos dez anos, a Azul liderou o desenvolvimento da aviação regional no Brasil, atendendo a mais de 100 destinos domésticos e trazendo novos serviços para mais de 50. Nosso objetivo é continuar levando serviço aéreo para novas e diversas partes do Brasil. As aeronaves Cessna Caravan serão a maneira mais adequada para alcançar cidades e comunidades menores. A aquisição do TwoFlex ajudará a Azul a aumentar a demanda de clientes, pois poderá levar o serviço aéreo a lugares onde não são servidos hoje, além de conectar cada vez mais pessoas à sua malha de voos e destinos, que é a maior da América Latina. A operação de carga da TwoFlex também será uma adição estratégica à Azul Cargo Express, pois poderá levar carga para cidades hoje não atendidas”, diz John Rodgerson, CEO da Azul.
“Construímos um ótimo negócio na aviação regional nos últimos anos, conectando cidades menores a grandes capitais em todo o país. Estou ansioso para conectar nossa rede regional à rede doméstica e internacional da Azul”, disse Rui Aquino, CEO da TwoFlex.
A oferta está sujeita a condições como a conclusão da auditoria, negociação de um contrato de compra e venda, e aprovações regulatórias.