A Embraer prevê que o transporte aéreo mundial, medido de acordo com a demanda de passageiro-quilômetro transportado (RPK), crescerá, em média, 5.0% anualmente, nos próximos 20 anos, o que demandará a entrega de 6.795 novos jatos no segmento de 30 a 120 assentos, em um valor de mercado estimado em USD 315 bilhões a preço de lista. A substituição de aeronaves antigas representará 53% das novas entregas, enquanto os 47% restantes suportarão o crescimento do mercado. A frota mundial de jatos em operação com capacidade de 30 a 120 assentos aumentará de 4.150 aviões em 2011 para 7.375 em 2031.
O centro de gravidade da aviação vai se mover para o leste, principalmente para a Ásia e, em proporção menor, para a América Latina. Em 2031, os maiores mercados do mundo serão Ásia Pacífico e China, respondendo por 34% do RPK mundial. A Europa e a América do Norte estarão logo atrás, com 21% do RPK global cada. Os principais fatores que impactam a indústria de transporte aéreo global são o forte ritmo de crescimento econômico nos mercados emergentes, a ascensão da classe média urbana, o crescimento econômico de pequenas e médias cidades, preços de combustíveis, o aumento das preocupações ambientais, maior concorrência entre as companhias aéreas e a busca contínua pela eficiência.
O Oriente Médio será o mercado que apresentará o maior crescimento nos próximos 20 anos, com uma taxa anual de RPK de 7,2%, seguido pela China e América Latina, ambos com 7,0%, Ásia-Pacífico com 5,8%, CEI – Comunidade dos Estados Independentes, com 5,6% e, por fim, África com 5,3%. Economias desenvolvidas crescerão menos, devido à maturidade do mercado de transporte aéreo. América do Norte e Europa crescerão 3,2% e 4,1%, respectivamente.
O segmento de jatos de 61 a 120 assentos, onde a família de E-Jets da Embraer é líder, permite às companhias aéreas maximizar a eficiência operacional e a rentabilidade através de uma melhor posição competitiva. Este segmento representa uma parte significativa da rede de curto e médio alcance da aviação atual. Os E-Jets oferecem flexibilidade às companhias aéreas pelo ajuste à demanda (“right-sizing”), complementando ou substituindo jatos maiores ou mais antigos da mesma categoria e desenvolvendo novos mercados.
O segmento de 30 a 60 assentos tem sofrido impacto dos elevados preços de combustíveis e um ambiente de baixas tarifas, principalmente na América do Norte, onde cerca de 70% dos jatos de 50 assentos estão em serviço. No entanto, esta categoria continuará exercendo um papel importante ao conectar mercados de baixa e média densidade com grandes centros (hubs), ajudando a desenvolver a aviação regional, tão necessária nos países emergentes.
Sobre ao Relatório das Perspectivas de Mercado da Embraer (Market Outllok)
Desde a 1ª edição do Embraer Market Outlook, em 2004, há um esforço de melhoria contínua e aperfeiçoamento do modelo, a fim de identificar e prever tendências futuras. O processo do Market Outlook consiste em duas etapas principais: previsão de demanda de tráfego por região com base em modelos econométricos e a previsão de entregas de novas aeronaves desde turboélices de 30 lugares até wide-bodies.
O relatório completo (Embraer Market Outlook 2012-2031) está disponível em www.embraercommercialaviation.com