Os colaboradores da Boeing iniciaram na última quarta-feira a montagem do milésimo 777. O avião é um modelo Boeing 777-300ER (longo alcance). A unidade será entregue à companhia aérea Emirates, de Dubai, em março de 2012. A Emirates é a maior consumidora de 777s, com 95 modelos em sua frota atualmente. O milésimo 777 será o 102º.
A produção começou com o carregamento da seção de 97- pés (29.5 metros) da peça da asa – e sua principal estrutura de suporte – em uma ferramenta gigante que perfura automaticamente, mede e instala mais de 5 mil rebites no encaixe. Os componentes do encaixe são construídos em Auburn, no estado de Washington, pelos colaboradores da Boeing Fabrication.
“Alcançamos este marco em apenas 16 anos, oito anos a menos que o outro modelo que ocupava o primeiro lugar – o 747 -, devido à enorme popularidade deste avião com as companhias aéreas que a operam e com os passageiros que voam nele”, disse Larry Loftis, vice-presidente e gerente geral do programa do 777. “Sessenta e quarto companhias encomendaram 1.295 modelos de 777. Os números provam que o 777 é o avião preferido mundialmente. Na verdade, é mil vezes mais preferido”.
A cerimônia que marca o início da produção foi realizada hoje em Everett. Eventos adicionais de agradecimento aos colaboradores serão realizados durante os 49 dias da construção da aeronave.
“Não chegaríamos a este marco sem inovação e a inspiração de milhares de colaboradores aqui na Boeing e nos 500 fornecedores ao redor do mundo que constroem o 777”, Loftis afirmou. “Agradecemos a todos e os homenageamos pela sua contribuição para a história da aviação”, concluiu.