Já está em fase de desenvolvimento, o novo módulo de Controle de Carga e Trânsito modal aéreo (CCT – Aéreo), do Portal Único, desenvolvido em conjunto pela Receita Federal do Brasil e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.
A Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra) e a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) chamam a atenção de todos os envolvidos no transporte internacional de carga, pelo modal aéreo, para que promovam os ajustes necessários em seus processos, a fim de se adequarem ao novo Controle de Carga e Trânsito, do Portal Único.
Esse é um projeto que vem sendo desenhado com a participação do setor aéreo desde 2017, incluindo várias rodadas de reuniões com operadores aéreos, operadores aeroportuários e agentes de carga, bem como visitas aos principais aeroportos de carga do Brasil. Como resultado da interlocução, a equipe de desenvolvimento do projeto irá adotar o padrão IATA Cargo-XML para troca das mensagens eletrônicas XFFM, XFWB, XFHL e XFZB.
No dia 31 de maio, ocorrerá o lançamento da Application Programming Interface (API) do novo CCT – Aéreo. Segundo o cronograma de implantação, disponibilizado na página do Portal Siscomex, o novo módulo deverá ser integrado à DI e homologado até dezembro de 2019.
Por fim, a SAC/MInfra e a IATA mais uma vez se prontificam a continuar a parceria e a coordenação entre os agentes privados e públicos para o sucesso do projeto.