O Grupo Emirates divulgou em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, seu relatório ambiental anual, que foi ampliado em relação ao do ano passado e traz mais dados sobre as operações fora de Dubai, bem como novas áreas de negócios. Os resultados mostram que a companhia aérea manteve a posição de liderança na indústria em termos de eficiência de combustível, devido à frota jovem e tecnologicamente avançada.
Essa frota eco-eficiente é um fator-chave na estratégia ambiental do Grupo, que em novembro do ano passado fez uma encomenda recorde de 50 aeronaves Boeing 777. Graças aos aviões de idade média de apenas 6,4 anos, contra a média global da IATA de 11,3 anos, os resultados de eficiência de combustível da Emirates são 22,5% melhores que a média da IATA, e as emissões de CO2 estão 18,1% acima da média.
A Emirates reconhece que a forma como um avião é pilotado pode impactar o meio ambiente. Por isso, a companhia fez parcerias com diferentes autoridades de navegação aérea ao redor do mundo para testar as rotas de voos mais eco-eficientes. Um exemplo recente que aparece em destaque no relatório é a participação da Emirates no programa INSPIRE (Parceria Estratégica do Oceano Índico para a Redução de Emissões). Os três voos de teste da empresa resultaram em economia de 7 toneladas de combustível e 22 toneladas de emissões de CO2. Esse trabalho identifica quais melhorias devem ser feitas e ajuda a Emirates em futuras metas de planejamento de voo.
No topo das iniciativas e benchmarking das operações de voo, o relatório reconhece os esforços constantes e de sucesso dos colaboradores do Grupo Emirates durante o ano fiscal 2011-2012, tais como:
• Mudança no dispositivo de carregamento de carga da Kevlar Cargo para peso-leve, economizando 14,475 toneladas de combustível e 45,595 toneladas de emissões de CO2;
• Aumento da frequência dos motores de lavagem da Emirates Engenharia, economizando cerca de 314 toneladas de combustível e 989 toneladas de emissões de CO2;
• Eliminação de lixo eletrônico por meio de reciclagem de PCs obsoletos, monitores, laptops, impressoras e cartuchos, economizando cerca de 5.800 itens de aterros sanitários;
• Reciclagem de 33 toneladas de roupas e calçados usados que foram doados, economizando 40% mais que no ano anterior; e mudança em toda a empresa para papel reciclado, o gerou economia de 1.700 árvores, 400.000 kWh de eletricidade, 3,3 milhões de litros de água e 250 toneladas de emissões de CO2.
Cobrindo o ano fiscal 2011-2012 (de 01 de abril de 2011 a 31 de março de 2012), o relatório auditado analisa os dados de desempenho ambiental de uma série de atividades do Grupo Emirates, incluindo as operações aéreas, da dnata e de empresas de assistência terrestre e de atividades comerciais no solo. Para informações adicionais sobre as atividades ambientais da Emirates e ter uma cópia completa do relatório, clique aqui.
Seguindo com o compromisso da Emirates com o meio ambiente, o presidente da companhia aérea, Tim Clark, assinou hoje um Memorando de Entendimento com o Centro de Excelência de Carbono Dubai (DCCE), pelo qual o DCCE vai identificar oportunidades de redução de emissões que podem levar à geração do Certificado de Redução de Emissões para o benefício do Grupo Emirates.