A Infraero concluiu as obras de grooving na pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC). Com investimentos de R$ 1,63 milhão, os serviços foram iniciados em janeiro e concluídos na última semana.
Os trabalhos contemplaram pequenos cortes transversais ao longo de toda a extensão da pista – 59.285,85 m². O grooving amplia o coeficiente de atrito entre a pista e os pneus da aeronave e, em dias de chuva, aumenta o escoamento da água, garantindo também a segurança nas operações de pousos e decolagens em condições climáticas adversas.
O superintendente do aeroporto, Rones Rubens Heidemann, comemora a velocidade das obras. “O prazo estipulado para o fim total da obra era de 90 dias, sendo que ela foi concluída em 61 dias”, exclamou. Ele explicou, ainda, que as intervenções realizadas “possibilitam um escoamento mais rápido da água na zona central da pista, com a consequente melhoria nos índices de frenagem em dias de chuva, contribuindo para que os pousos sejam mais seguros.”
O terminal de passageiros do Aeroporto de Joinville conta com 4 mil m² e capacidade para receber 800 mil passageiros ao ano. No ano passado, foram registrados 519.062 usuários, entre operações de embarques e desembarques, no terminal catarinense.