A MAS Air Cargo nasceu juridicamente em 13 de setembro de 1990 e iniciou operações em 28 de abril de 1992 com uma aeronave Douglas DC-8-71F que pertencia a Fast Air do Chile. Em 1999 adicionou um Boeing 707-323C a frota.

Em outubro de 2001 a Lan Chile repassou para a MAS o Boeing 767-300ERF. A Lan Chile possui participação de 49% na empresa. Em 2004 operava do México para Manaus e Campinas no Brasil, Miami e Los Angeles nos Estados Unidos, além de Bogotá, Caracas, Lima, Santiago, Guatemala, Guayaquil e San José.

Em 2012 um de seus aviões 767, N526LA, foi repassado para a TAM Cargo, PR-ACO. Em 2016 está operando apenas uma vez por semana em Manaus um voo que começa na Cidade do México e passa por Guadalajara, Merida, Alajuela, Panamá, Quito, Guayaquil, Lima e tem como destino Santiago.

O primeiro A330-200 P2F das Américas foi entregue à MAS, alugado pela Altavair, em fevereiro de 2022, tornando-a a primeira companhia aérea da América do Norte e do Sul a voar no A330-200 P2F. Com esta aeronave convertida pela Elbe Flugzeugwerke (EFW) – uma joint venture entre a Airbus e a ST Engineering, a companhia aérea de carga se junta à família de operadoras Airbus na América Latina.

O A330-200 P2F (aeronave de passageiro convertida a cargueiro) é um membro da renomada família de aeronaves A330. O cargueiro pode transportar até 61 toneladas métricas e possui um alcance de até 4.200 milhas náuticas, o que aumentará muito os planos de expansão da transportadora de carga para novos mercados, incluindo a China, onde obteve certificação para voar no ano passado.

Em dezembro de 2018 a MAS lançou um ambicioso plano de expansão sob nova propriedade e gestão, com o Discovery Americas, um fundo de capital privado no México. A rede programada e fretada da mas abrange as Américas e agora tem a capacidade de expansão internacional com aeronaves de carga adicionais.

Abaixo a frota da companhia aérea

Deixe uma resposta