O melhor aeroporto do Brasil, Viracopos!

Foto : Ricardo Lima (Viracopos Brasil)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito pelos passageiros o Melhor Aeroporto do Brasil no 1º trimestre de 2019 na pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), divulgada ontem (24/04).

Esse é o 11º trimestre que Viracopos é eleito o melhor do Brasil desde o início da concessão, em 2013.

Viracopos ficou com a nota 4,77 em uma escala de 1 a 5. Foi a melhor nota entre os 20 principais aeroportos do Brasil, que concentram 87% do fluxo de passageiros no país. A pesquisa ocorreu nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. Foram ouvidas 19.820 pessoas. A nota média geral de satisfação dos passageiros nos 20 aeroportos foi 4,60.

Em fevereiro passado, Viracopos já havia recebido, na sede da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil, em Brasília, o prêmio de Melhor Aeroporto do Brasil em 2018 na pesquisa de satisfação de passageiros realizadas pela SAC.

Se considerados todos os 25 trimestres desde o início da pesquisa, em 2013, Viracopos já venceu um total de 11 vezes, sendo eles: 3º trimestre de 2013; 4º trimestre de 2013; 4º trimestre de 2014; 1º trimestre de 2015; 1º trimestre de 2016; 2º trimestre de 2017; 3º trimestre de 2017; 1º trimestre de 2018; 3º trimestre de 2018, 4º trimestre de 2018 e, agora, 1º trimestre de 2019.

Na pesquisa são avaliadas as experiências dos passageiros em diversos itens de infraestrutura, atendimento, serviços, além do desempenho de processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagem, entre outros.

O diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, considera que esta avaliação reflete os esforços da equipe em busca da excelência nos serviços prestados no aeroporto. “Em que pese as dificuldades financeiras decorrentes, em boa parte, do não-reconhecimento dos pleitos de reequilíbrios econômicos e financeiros pelo Poder Concedente da ordem de R$ 2,4 bilhões a favor de Viracopos, o aeroporto mantém o nível de excelência nos seus serviços e operação”, disse o diretor-presidente.

Mesmo com toda a estrutura e qualidade reconhecida, Viracopos continua com grande capacidade ociosa em razão da crise econômica que gerou frustração de demanda no aeroporto. Em 2018, Viracopos previa receber até 18 milhões de passageiros, de acordo com estudos do governo federal, mas teve 9,2 milhões. “A falha d o edital de concessão foi imputar às concessionárias as obrigações de grandes investimentos não atrelados a gatilhos de demanda”, declarou o presidente.

“Restando menos de 30 dias para a votação da Assembleia Geral de Credores, Viracopos tem a expectativa de aprovar seu Plano de Recuperação Judicial, considerando ser esta a melhor saída para credores, clientes e colaboradores do aeroporto. A não-aprovação do Plano de Recuperação Judicial colocará em risco o projeto de Viracopos”, concluiu Müssnich.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here