O que você verá na maior feira de aviões executivos da América Latina a partir de hoje, em São Paulo

241
Foto: Sergio Fugiki

A Labace 2019, maior feira de aviação de negócios da América Latina, vai trazer ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, 50 aeronaves, de hoje até quinta-feira.

Estarão presentes 140 marcas, incluindo os principais players da indústria da aviação mundial, como Dassault, Embraer, Gulfstream, Helibras, Leonardo, Líder Aviação e Tam Aviação Executiva. O evento deve atrair cerca de 11 mil pessoas, ao longo dos três dias com a exposição de aeronaves, estandes na área interna e uma intensa programação de conferências.

Conhecida como uma feira de negócios, a Labace atrai todos os anos visitantes do Brasil e de países vizinhos. Nesta edição, uma das novidades é a chegada da suíça Kopter ao Brasil, com o helicóptero SH 09. O Praetor 600, novo jato executivo da Embraer, também vem pela primeira vez na feira.

“A Labace já se consolidou com o maior evento de negócios da aviação executiva da América Latina e o Brasil, apesar da crise vivida recentemente, já saiu do fundo do poço neste segmento e é um mercado muito importante para várias empresas que estarão na feira, algumas pela primeira vez”, disse Flávio Pires, diretor geral da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora da feira. O Brasil é dono da segunda maior frota de aviação executiva do mundo e está entre as maiores frotas de helicópteros também.

Vamos ver os principais destaques:

A TAM Aviação Executiva, representante oficial das fabricantes Beechcraft, Cessna e Bell, além da líder mundial em treinamentos, a FlightSafety, será, pela quarta vez consecutiva, a maior expositora da Labace, a mais importante feira do segmento no país. Serão 10 aeronaves expostas entre modelos a pistão, turbo-hélices, jatos e helicópteros. Destaque para o Citation Longitude, um dos maiores e mais avançados jatos produzidos pela Cessna; o Citation Latitude, que já vendeu mais de 200 unidades no mundo; o King Air 250, com excelente performance em pista não preparadas; o Grand Caravan EX, com o novo painel Garmin G1000 NXi; e o Bell 505, que mexeu com o segmento dos monoturbinas leve desde que foi apresentado ao mercado, em 2015.

“Nesse primeiro semestre fomos surpreendidos pelos ótimos resultados, sobretudo na área de vendas. Comparando com o mesmo período do ano passado e de 2017, já comercializamos números muito superiores até o momento. Em manutenção e serviços de FBO, a expectativa é de alta de 10% em relação ao ano anterior, sinal claro da reação do mercado”, destaca Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE.

O segundo semestre para aviação executiva tende a ser mais aquecido, e a Labace é o ponto de partida para a concretização e a criação de novos negócios. “Nossa expectativa é fechar este ano com a venda de mais de 40, número parecido com o período antes da crise econômica”, revela Fiuza.

A Embraer apresentará seus novos jatos executivos Praetor 500 e Praetor 600 pela primeira vez na LABACE. Os Praetors, mais novos lançamentos da Embraer, são as aeronaves tecnologicamente mais avançadas em suas categorias e estarão expostas de 13 a 15 de agosto no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O Praetor 500 é um jato médio com alcance intercontinental de 3.250 milhas náuticas (6.019 km) e capacidade de até nove passageiros, sendo capaz de partir de São Paulo para qualquer cidade na América do Sul ou ir à Europa ou Estados Unidos com uma única parada. Já o Praetor 600 é um jato supermédio, com capacidade de até 12 passageiros, com alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km), o maior entre os seus pares, o que permite realizar voos sem escalas entre São Paulo e Miami (EUA), entre Rio de Janeiro e Fort Lauderdale (EUA), ou entre Madri (Espanha) e Recife.

“Com um desempenho sem precedentes, nossos novos jatos apresentam uma versatilidade única no mercado. O Praetor 600, por exemplo, é o único da categoria que consegue decolar e pousar tão curto e voar tão longe, fazendo São Paulo-Miami sem escalas. Além disso, ambos os modelos oferecem uma experiência ao cliente sem precedentes nos seus respectivos segmentos”, afirma Gustavo Teixeira, Diretor de Vendas da Embraer Aviação Executiva para a América Latina. “Com design e ergonomia superiores, o jato proporciona um voo mais confortável e a melhor altitude de cabine (5.800 pés) de sua classe, bem como um voo mais suave graças à redução de turbulência baseada na tecnologia full fly-by-wire da Embraer. A conectividade de Internet de alta velocidade está entre os atributos que propiciam mais produtividade e conforto aos nossos clientes”, acrescenta.

Além das novas aeronaves Praetor, a Embraer também exibirá os seus jatos Phenom 100EV, correspondente à terceira geração do consagrado Phenom 100, que é o jato executivo de maior sucesso na história da aviação executiva brasileira, e o Phenom 300E, jato leve líder global de vendas da última década, com mais de 500 unidades em operação em 30 países. Como parte das comemorações de 50 anos, a Embraer também exibirá o pioneiro Bandeirante, avião turboélice bimotor que levou à criação da Companhia, em 19 de agosto de 1969, para sua produção em série.

A Helibras, subsidiária da Airbus e única fabricante de helicópteros a turbina da América Latina, mais uma vez, será um dos grandes destaques da Labace. No estande da empresa serão expostos o ACH145 Line, o primeiro vendido no mundo, além da versão VIP do helicóptero líder global de vendas H125 e um mockup da cabine do ACH145, em configuração assinada pela Mercedes-Benz.

O ACH145 Line, parte da gama de aeronaves da Airbus Corporate Helicopters (ACH), se consolidou globalmente com uma proposta de conforto, tecnologia e versatilidade. O modelo possui portas deslizantes que possibilitam fácil acesso aos passageiros e sua espaçosa cabine permite uma variedade de configurações internas. O interior luxuoso da aeronave pode ser configurado com nove ou dez assentos em couro perfurado, em harmonia de tonalidade com os carpetes, pintura especial na cabine e ar condicionado digital de última geração.

O estande da Helibras também terá um espaço reservado para a apresentação de um mockup da cabine, em tamanho real, do ACH145 em configuração Mercedes-Benz. O modelo é feito sob medida para operações executivas de alto padrão e oferece um interior versátil e elegante, aprimorado para oferecer a máxima qualidade e conforto.

Recentemente, a Airbus Helicopters anunciou a versão de cinco pás do H145. Em certificação até o primeiro semestre de 2020, a novidade aumentará a capacidade de carga em 150kg e o peso máximo de decolagem de 3,8 mil kg, que irão garantir um voo ainda mais suave.

Já o H125 em configuração VIP, líder mundial de vendas, também estará presente no estande. O modelo, que tem capacidade para seis passageiros (contanto com o piloto) é configurado na versão corporate. A aeronave conta com diferentes tecnologias que garantem uma experiência de voo eficiente e confortável como piloto automático, motor Safran Arriel 2D, acessórios para voo visual e sistema de advertência de tráfego.

A Cisa Trading registrou um aumento de importação de aeronaves em 2019. A perspectiva de um cenário econômico mais estável, somado ao ciclo de renovação de frotas, vem contribuindo para o aumento de importação de aeronaves, após a queda de demanda de 30% registrada nos últimos dois anos no Brasil.

Atenta a este reaquecimento do setor, a Cisa Trading, uma das maiores importadoras do Brasil, mostra seu portfólio de serviços para importação de aviões e helicópteros na Labace.

O diretor executivo de negócio da Cisa Trading, Felipe Bressan Videira, explica que a retomada do setor está apoiada, principalmente, no aumento da importação de aeronaves de pequeno e médio portes, um movimento diferente dos últimos dois anos, quando o mercado esteve focado em aeronaves de grande porte.

“A aviação executiva importou 50 aeronaves em 2018. Neste ano, nossa expectativa é que o número seja duas vezes maior”, diz Videira, ao acrescentar que no primeiro semestre de 2019 já houve um crescimento significativo no número de aeronaves importadas em comparação ao segundo semestre do ano anterior.

A BR Aviation, líder nacional na distribuição de combustíveis aeronáuticos, vai divulgar e ampliar as adesões ao Programa de Relacionamento BR Aviation Club e o uso do BR Aviation Card, além de reforçar o relacionamento com clientes e parceiros. A BR Aviation é líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis de aviação, com 52,2% de market share.

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo e uma das principais da aviação, destaca a inovação e a tecnologia de seus produtos com o lançamento do Flight Radial (H26.5×8.0R14 Flight Radial 210mph). O pneu radial ultraleve que oferece alto desempenho nas aterrisagens, está homologado para ser aplicado em aeronaves como Boeing 777X, 737 MAX 8/9, 787-9 / 10 e Airbus A320, jatos executivos, como o Citation X +, Embraer Praetor 500/600, Gulfstream G500, G600, G650 e o Global 7500, e regionais, como o ATR 72, o modelo foi exibido recentemente na Paris AirShow e agora na Labace.

A Air BP, fornecedora internacional de combustíveis para aviação, anunciou a expansão de seu programa de neutralização das emissões de carbono relativas ao uso do combustível.

A Air BP vai implementar o programa em duas localidades do consórcio Voa São Paulo, cujos aeroportos passam a integrar a rede de abastecimento da Air BP no Brasil. O programa se aplica inicialmente a Jundiaí e Amarais, em Campinas, mas há potencial para expandir às demais localidades no futuro.

A empresa lançou seu programa de neutralização das emissões de carbono relacionadas ao uso do combustível no Brasil em 2018. De junho de 2018 a maio de 2019, o primeiro cliente a integrar o programa, a empresa de compartilhamento de aeronaves Avantto, neutralizou mais de 1.000 toneladas de CO2e, o equivalente a 1.588 viagens de São Paulo (SP/HBR) a Angra dos Reis (RJ) ou à captura de carbono realizada por quase 73 mil árvores adultas.

Tradicionalmente a Labace é uma feira de negócios. Várias vendas são concretizadas nos dias de evento e outras tantas negociações iniciadas na feira e concluídas semanas ou meses mais tarde.

No ano passado, cerca de 10 mil visitantes puderam conferir mais de 100 empresas participantes e 47 aeronaves expostas.
Labace 2019

Dias: 13, 14, e 15 de agosto
Local: Aeroporto de Congonhas – entrada pela rua Tamoios, 361
Horários: 13 e 14 de agosto: Horário Exposição e Área Estática: 12h às 20h/ Congresso: 12h às 18h
15 de agosto: Horário Exposição e Área Estática: 12h às 19h/ Congresso: 12h às 17h
Ingressos: R$ 500 (participantes), R$ 250 (estudantes) e R$ 40 (profissionais da área e pilotos).
Compra online em https://www.euvou.net.br/LABACE2019/home

Deixe uma resposta