Países com isenção de visto mantêm forte ritmo de reservas para o Brasil, mas buscas desaceleram

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Foto: Alexandre Barros

Os turistas do Canadá, Japão, Austrália e Estados Unidos tiveram suas viagens ao Brasil facilitadas por conta da isenção de vistos para viajantes destes países.

Anunciada em março e em vigor a partir do dia 17 de junho, a medida fez sucesso: nos meses seguintes, as reservas de norte-americanos para o Brasil aumentaram 31% em junho e 47% em julho, em comparação aos mesmos meses do ano passado. O Canadá registrou aumento ainda maior de reservas, com crescimento de 37%, 27% e 122% para os meses de junho, julho e agosto, respectivamente.

Se por um lado a isenção de vistos teve um impacto positivo nas emissões de passagens, os dados mais atuais do Destination Insight, a ferramenta de Big Data da Amadeus para destinos, mostram que o interesse em relação ao Brasil vem diminuindo após o impulso dado pelo anúncio original do governo brasileiro.

Nos quatro países pesquisados, as buscas por passagens para o Brasil tiveram desaceleração entre março, mês do anúncio, e maio, na comparação com o ano anterior. Os norte-americanos, por exemplo, fizeram 57,7% mais buscas de passagens aéreas para o Brasil em março de 2019 do que no mesmo mês de 2018. Em maio, porém, o número teve um recuo de 2,7% em relação a maio do ano passado.

A mesma tendência foi observada nas buscas de passagem para o Brasil com origem no Canadá (44% de aumento ano contra ano em março, e apenas 27,5% em maio), Japão (5,9% de aumento em março e queda de 13,2% em maio) e Austrália (53,2% de aumento em março e apenas 1,8% em maio).

“O aumento nas buscas por passagens, no primeiro momento após o anúncio da isenção, deu-se muito pela novidade do tema e também pela visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. No entanto, sem uma campanha de divulgação nesses mercados, o crescimento do interesse não se sustenta. Os órgãos promotores dos nossos destinos precisam estar capacitados e ativos para alcançar esse público e promover o Brasil como destino interessante para turistas do mundo todo, em especial para estes países isentos de visto, a qualquer momento”, afirma Paulo Rezende, diretor comercial da Amadeus Brasil.

“Dito isto, é importante que a simplificação do processo de visto se mantenha, bem como o início de uma campanha extensa de promoção do Brasil como destino ideal para os mercados de interesse. Assim, o cenário do turismo brasileiro pode continuar a sua trajetória promissora e injetando dinheiro na nossa economia, através da geração de empregos e renda para os brasileiros ligados direta ou indiretamente à indústria do turismo”, afirmou Rezende.

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