Aeroporto de São Luís é certificado pela Anac

119
Foto: Infraero

O Aeroporto Internacional de São Luís, Marechal Hugo da Cunha Machado (MA), recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O documento comprova que o terminal maranhense atende às melhores práticas de infraestrutura e de segurança internacionais, estando apto a receber operações mais exigentes, ou ainda, aumentar o número de operações com aeronaves de maior porte na localidade. A Portaria nº 1614/SIA foi publicada ontem, (3/6), no Diário Oficial da União (DOU).

Antes da emissão do atestado, o aeroporto possuía restrições operacionais para o aumento de frequências com aeronaves de maior porte da categoria 4C, como os Airbus A319, A320 e A321 e o Boeing 737-800, conforme a Portaria Nº 3651/SIA, emitida em 12 de dezembro de 2016.

De acordo com a superintendente do aeroporto, Tayse Brandão, a certificação operacional é resultado do trabalho e dedicação de todos os funcionários do terminal. “A certificação vem confirmar o compromisso da Infraero com a segurança e o serviço de excelência destinado aos seus passageiros e usuários”, destacou. “Vamos dialogar com as companhias aéreas e com o poder público local para a prospecção de novos voos para aumentar a conectividade de São Luís por meio do transporte aéreo. A nossa estimativa é encerrar o ano com um crescimento operacional 5% superior em relação a 2018”, afirmou.

O Certificado Operacional de Aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da Anac. As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.

O aeroporto registrou no mês de abril o maior movimento dos últimos dois anos. Com mais de 127 mil pessoas transportadas, aproximadamente 4.256 viajantes/dia, o volume é 15,3% maior que o aferido no mesmo período do ano passado; e 12% superior ao contabilizado em 2017, quando foram registradas 113 mil operações.

No acumulado do ano, de janeiro a abril, foram mais de 532 mil embarques e desembarques realizados, alta de 5,6% em relação a 2018, e de 3,3% no comparativo com 2017.

Veja quem opera e para onde a partir de São Luis.

Deixe uma resposta