Rebranding na Latam Brasil. Veja o antes e o depois…

Foto: Rodrigo Cozzato (LATAM)

A Latam concluiu o projeto de rebranding de toda sua frota brasileira, composta por 109 aeronaves dos modelos Airbus A319, A320 e A321, com a pintura da marca e identidade definidas pelo grupo após fusão entre LAN e TAM em 2012.

Além dessas, aeronaves Boeing 767-300ER e Boeing 777-300ER, e os Airbus A350-900, este último já excluído da frota, também receberam a nova identidade visual.

O rebranding da frota foi executado no Latam MRO (sigla para Maintenance, Repair and Overhaul; ou Manutenção, Reparo e Revisão Geral), a unidade de manutenção do Grupo Latam localizada em São Carlos, interior de São Paulo.

Foi em 2016 que a companhia deu início ao projeto de pintura da marca Latam em todas as suas aeronaves. Em busca de otimizar os custos e manter a qualidade, a Latam optou pela pintura parcial das aeronaves em outubro de 2020. Para isso, foi utilizada uma técnica que consiste em aplicar a nova imagem e as cores principais.

Dividido em quatro etapas, o projeto da pintura parcial tem início com a aplicação de removedor de tinta somente na cauda da aeronave para retirar a antiga logo. Na segunda fase, uma lixadeira entra em cena para retirar as cores da fuselagem e da asa. Então, na terceira etapa, a pintura da nova marca é desenhada no avião e, na última fase, ocorre a aplicação verniz para garantir brilho, durabilidade e evitar atrito do ar.

Todo o processo de pintura parcial adotado pela equipe do Latam MRO, em São Carlos, permite economia de 47% no uso de tinta e de tempo na execução do projeto, quando comparado à pintura total. Com o andamento do projeto, a companhia também aproveitou para incluir pela primeira vez a pintura da marca Latam na barriga das aeronaves.

Para tornar o projeto possível, profissionais de diversas áreas do Latam MRO, incluindo técnicos de manutenção e de pintura, ficaram cinco dias dedicados à atualização de cada aeronave. Foram, ao todo, 1.240 horas de cada um dos 48 profissionais dedicadas à pintura total e 560 horas de cada profissional dedicadas à pintura parcial. Cerca de 500 litros de tinta e 120 litros de verniz foram usados para todo o projeto.

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