Foto: Assessoria de Imprensa TAM AE

A TAM Aviação Executiva, líder nacional no segmento de manutenção, vendas, gerenciamento, fretamento e administração de aeronaves executivas, alcançou uma economia de 20% nos seus custos relacionados à tecnologia ao longo de dois anos com a adoção do Data Center as a Service (DCaaS) junto à integradora de telecomunicações e serviços em nuvem Sencinet.

Segundo o gerente de TI da TAM, Claudinei Gonçalves Leal, a decisão pela terceirização foi motivada em primeiro lugar pela necessidade de ampliar a estabilidade na conexão e, principalmente pela opção estratégica de assegurar uma estrutura capaz de suportar o rápido crescimento da companhia, sem a necessidade de grandes investimentos sendo ao mesmo tempo segura e flexível para proporcionar o uso eficiente de acordo com as necessidades reais de tráfego.

“Em 2019, quando tomamos a decisão pelo DCaaS, enfrentávamos problemas recorrentes de continuidade na conexão. Fatores como chuvas e queda de raios provocavam uma instabilidade no fornecimento de energia mesmo com o uso de geradores e outros tipos de contingências. Ao transferir as operações para os data centers da Sencinet, essa questão foi totalmente equacionada e ainda passamos a usufruir de benefícios estratégicos ainda mais relevantes”, disse.

O executivo comenta que após a migração para o ambiente da Sencinet a TAM registrou uma economia de 60% no gasto energético, uma vez que pode reduzir significativamente o uso do ar-condicionado para manter a temperatura ideal nos antigos ambientes onde estavam instalados os data centers internos. Outro benefício foi o significativo aumento da capacidade de armazenamento de dados. “ Triplicamos o tamanho do espaço de disco em relação ao que tínhamos nos datacenters internos, sem precisar de qualquer investimento”, comenta Leal.

A parceria entre TAM e Sencinet já ocorre há mais de uma década, desde quando a integradora ainda fazia parte da British Telecom (BT). Um dos últimos movimentos deste trabalho em conjunto foi a adoção por parte da empresa de aviação da solução de SD WAN desenvolvida pela integradora de telecomunicações.

“Além da camada de proteção mais do que necessária para operações em cloud, o SD WAN da Sencinet adicionou um nível superior de conhecimento à TAM sobre o perfil de tráfego de dados que a empresa tem. Com o sistema, conseguimos saber exatamente quem está usando a conexão, de que forma, e para que. Isto proporciona uma maior granularidade nas decisões. Podemos aumentar ou diminuir a oferta de conexão baseados nas reais necessidades e não em estimativas que muitas vezes não correspondem á realidade”, argumenta.

Para o Head of Sales da Sencinet, Rafael Vera, as inúmeras formas como a Sencinet têm apoiado a TAM em seu crescimento ao longo de todos estes anos demonstram a flexibilidade de suas soluções e a capacidade de adaptação das mesmas às necessidades individuais de cada tipo de organização. “ A TAM é uma referência indiscutível de excelência no ambiente corporativo brasileiro e internacional. Ter uma parceria de tão longa data com uma marca deste porte nos enche de orgulho e responsabilidade. Além disso, é uma demonstração de nossa capacidade de acompanhar a evolução tecnológica e a transformação digital em todas as suas tendências”, conclui.

Deixe uma resposta