Cessna SkyCourier recebe a certificação da FAA

O turbo-hélice bimotor de asa alta Cessna SkyCourier oferece uma combinação de desempenho e baixos custos operacionais, o que atende operadores de carga, passageiros e missões especiais de forças para-públicas e militares. Além da versão de carga, é possível levar até 19 passageiros. Ambas as configurações oferecem reabastecimento de pressão de ponto único para permitir retornos mais rápidos as missões.

A aeronave é equipada com dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC junto com um conjunto de hélice McCauley C779. Operado com aviônicos Garmin G1000 NXi, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 200 kts (370 km/h) e um alcance máximo de 900 NM (1.667 km). A aeronave possui uma porta larga e piso plano, dimensionada para ser carregada com até 3 contêineres LD3, com uma impressionante capacidade de carga útil de 6.000 lb (2.721 kg).

A Textron Aviation Inc., representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou a certificação pela Federal Aviation Administration (FAA) do Cessna SkyCourier. A linha de produção da aeronave está em andamento e o primeiro modelo deve ser entregue em breve para a FedEx Express.

Três aeronaves SkyCourier acumularam mais de 2.100 horas ao longo do programa de testes de voo, que começou formalmente com um voo inaugural em maio de 2020. A empresa lançou a primeira unidade de produção serializada (conhecido como ‘roll out’) do SkyCourier no início deste ano, na fábrica da Textron, em Wichita, Kansas.

O primeiro cliente do SkyCourier, a FedEx Express, fez um pedido inicial de 50 aeronaves de carga, com opção para mais 50. A FedEx participou do Conselho Consultivo de Clientes da Textron Aviation junto com outros operadores de frota para ajudar a moldar o design, os recursos e a facilidade de manutenção da aeronave.

“A certificação FAA para o Cessna SkyCourier demonstra a experiência e o trabalho árduo de nossos funcionários, bem como o investimento contínuo da Textron Aviation no fornecimento de soluções para nossos clientes”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “O SkyCourier traz para este segmento o que os clientes disseram que precisam: a capacidade de carregar, voar e descarregar com baixos custos operacionais, máxima flexibilidade e eficiência da cabine. Esperamos que o SkyCourier seja um cavalo de batalha da frota para a FedEx e muitos outros clientes em todo o mundo nas próximas décadas. ”

“O SkyCourier vem para somar ao extenso portfólio da Textron Aviation como a aeronave perfeita para que os clientes possam operar no mercado de fretamento e linhas aéreas regionais, oferecendo uma vantagem competitiva enorme em termos de capacidade de passageiros e/ou cargas e, consequentemente, um custo operacional baixo. Ficamos muito entusiasmados ao ver mais um produto da Textron Aviation podendo fazer parte da história da aviação regional brasileira. Não há dúvida que o SkyCourier se encaixa perfeitamente às necessidades do nosso mercado”, declara Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE.

Deixe uma resposta