A TAM Linhas Aéreas registrou o crescimento da utilização dos canais de self check-in no acumulado de 2013, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Se no primeiro semestre de 2012 a média de adesão aos serviços foi de 24%, neste ano a companhia já alcançou um percentual maior, de 36%, em seus embarques domésticos e internacionais. Atualmente, o self check-in da TAM é oferecido em totens instalados nos aeroportos, pela web e pelo celular.
Além do crescimento semestral, 40% dos embarques realizados pela empresa em junho já contaram com os canais de autoatendimento. O volume foi calculado com base em toda a operação da companhia no mês e sobre o total de passageiros transportados no período.
A crescente aceitação dessas alternativas pelos passageiros tem relação direta com as recentes iniciativas da TAM de ampliar a cobertura dos serviços e de orientar os passageiros nos aeroportos para a utilização dos canais de autoatendimento. Neste ano, por exemplo, a companhia já realizou forças-tarefa no aeroporto de São Paulo/Guarulhos com o objetivo de incentivar os clientes a usar esses serviços. Ao mesmo tempo, a TAM tem ampliado as posições dedicadas exclusivamente ao despacho de bagagem nos seus guichês.
Nos aeroportos com operações da TAM fora do Brasil, a adesão aos canais de autoatendimento também cresceu. De janeiro a junho, o percentual de utilização saltou de 18% para 24%.
Até 2017, a IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo) prevê que o Brasil seja um dos seis maiores mercados mundiais no uso de dispositivos móveis para compra de passagens, check-in, despacho de bagagem e embarque.