Foto: Chad Slattery

Embora a indústria da aviação tenha sofrido um duro Golpe em 2020 e sofrido as maiores perdas até o momento, a Turkish Airlines se destacou com um desempenho de negócios relativamente bom.

De acordo com o CAPA (Center for Aviation, parte da Aviation Week Network), a Turkish Airlines se estabeleceu como a companhia aérea mais movimentada da Europa durante a pandemia e uma das cinco maiores companhias aéreas do mundo. Isso foi alcançado por meio de uma série de etapas ágeis para manter a liquidez, manter os custos em um nível administrável e se adaptar ao “novo normal”.

A Turkish Airlines encerrou com sucesso o ano fiscal de 2020 com uma receita de 6,7 bilhões de dólares, o que representa 50% do nível do ano anterior, com uma perda líquida de apenas 836 milhões de dólares.

Durante esses tempos de incerteza, a companhia aérea também foi capaz de manter sua rede de rotas robusta. De acordo com o Eurocontrol, em abril de 2021, a Turkish Airlines operava uma média de 685 voos por dia – quase o dobro do número do concorrente mais próximo na Europa, a Lufthansa.

Em 2020, a Turkish Airlines voou 28 milhões de passageiros, com uma taxa de ocupação impressionante de 71%. Atualmente, a companhia aérea atende 179 destinos internacionais, com 16 voos internacionais e 58 voos intercontinentais. O novo Aeroporto de Istambul também ficou no topo: mesmo com uma perda de tráfego de 68%, ainda era o aeroporto mais bem-sucedido da Europa em março de 2021, com 616 voos de partida e chegada.

Este sucesso é baseado em atividades de corte de custos, redução de CapEx e gerenciamento ativo de capacidade. Na verdade, a Turkish Airlines alcançou tal desempenho sem depender de nenhuma injeção de dinheiro governamental. Além disso, os acordos com a Boeing e a Airbus sobre o crescimento da frota diminuirão ainda mais as necessidades de financiamento de aeronaves da Turkish Airlines em cerca de 7 bilhões de dólares nos próximos anos.

A Turkish Airlines também transformou a pandemia em uma oportunidade para aumentar suas operações de carga, com 50 de suas aeronaves de passageiros sendo reconfiguradas para aumentar a capacidade de sua frota.

A Turkish Cargo conseguiu se tornar uma das cinco maiores empresas de carga aérea do mundo e a 6ª maior empresa de carga. A empresa aumentou sua participação de mercado na receita total de carga global de 0,6% em 2009 para 4,7% em 2020. Em fevereiro de 2021, um em cada 20 voos de carga em todo o mundo era operado pela Turkish Cargo.

Isso permitiu que a Turkish Cargo entregasse 50.000 toneladas de suprimentos médicos, incluindo mais de 45 milhões de doses de vacinas COVID-19, para destinos em todo o mundo. Além disso, novas tecnologias e soluções inovadoras foram desenvolvidas. Um exemplo é o SmartIST, uma das maiores instalações de carga aérea do mundo, com inauguração prevista para este ano. Localizada no aeroporto de Istambul, a instalação usa tecnologia moderna, como drones e robôs automatizados, para processar e entregar mercadorias com ainda mais rapidez.

A Turkish Airlines foi fundada em maio de 1933 e atende hoje 242 destinos em todo o mundo. É membro da Star Alliance e iniciou voos no Brasil, no Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos, em 5 de Abril de 2009, com três voos semanais na rota Istambul – Dakar – São Paulo, com Airbus A340-300. Em 28 de março de 2010 eliminou a escala em Dakar e em 26 de dezembro daquele ano substituiu o A340 pelo Boeing 777-300ER na rota brasileira, aumentando de três para quatro voos semanais. No final de 2012 passou a ligar Buenos Aires. com voos da capital Paulista, sempre a bordo do Boeing 777-300ER.

Em 2009 e 2010, foi escolhida a melhor companhia aérea do Sul da Europa e em número de passageiros já é quarta maior da Europa. Em 2011, a Turkish Airlines foi escolhida a vencedora em três categorias do World Airlines Awards, premiação desenvolvida pela Skytrax, marca mundialmente reconhecida pela indústria da aviação.

Em junho de 2012 a Turkish Airlines e a Luxair assinaram um acordo de codeshare, com isso, as duas empresas podem designar voos na companhia aérea parceira. Em novembro daquele ano começou a voar de São Paulo para Buenos Aires quatro vezes por semana. Em 1 de julho de 2013 passou das atuais quatro para sete frequências semanais na rota Istanbul – São Paulo – Buenos Aires, com o Boeing 777-300ER.

Em 16 de outubro de 2020 os Boeing 777 foram substituídos pelo Boeing 787-9 Dreamliner. Esta aeronave operou até 27 de março, quando foi novamente substituída, agora pelos Airbus A350-900, no último dia 28 de março de 2021.

Desempenho da empresa no Brasil

Depois de crescer 20% de 2018 para 2019, nos deparamos com a pandemia de Covid-19. O tráfego entre os países caiu 75% de 2019 para 2020 e os números de 2021, parciais, mostram até abril.

No transporte de carga houve um significativo aumento com o incremento de voos cargueiros durante a pandemia em 2020 com quase 70% de acréscimo na carga transportada pelos Boeing 777 da companhia, que atendem a rota Istanbul – Dakar – Guarulhos  – Buenos Aires.

Voos Operados do Brasil

Frota da Empresa

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