Transporte de carga aérea continua fraco em setembro

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Foto: Alexandre Barros

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga, mostrando que a demanda, medida em toneladas de carga por quilômetro (FTKs), caiu 4,5% em setembro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018.

Este é o 11º mês consecutivo de declínio nos volumes de carga aérea na comparação ano a ano, o período mais longo desde a crise financeira global de 2008.

A capacidade de carga, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (AFTKs), aumentou 2,1% em setembro de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento da capacidade foi maior que o crescimento da demanda pelo 17º mês consecutivo.

O transporte aéreo de carga continua sofrendo com:

  • a crescente disputa comercial entre os Estados Unidos e a China e entre a Coreia do Sul e o Japão,
  • a deterioração do comércio global, e
  • os fracos resultados de alguns dos principais indicadores econômicos.

Os pedidos de exportação globais continuam caindo. O PMI – Purchasing Managers Index global, índice que mede novos pedidos de exportação do setor de manufatura, indica queda de pedidos desde setembro de 2018.

“A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China continua afetando o setor de transporte aéreo de carga. Uma boa notícia foi a pausa que ocorreu em outubro nos aumentos de tarifas nas negociações entre Washington e Pequim. Mas trilhões de dólares já haviam sido afetados no comércio, o que ajudou na queda de 4,5% na demanda na comparação ano a ano em setembro. E podemos esperar a manutenção desse difícil ambiente de negócios no setor de transporte aéreo de carga”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

Desempenho por região

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico, Europa, América do Norte e Oriente Médio sofreram quedas acentuadas no crescimento ano a ano do volume total de transporte aéreo de carga em setembro de 2019, enquanto as companhias aéreas da América Latina tiveram um declínio mais moderado. A África foi a única região a registrar crescimento da demanda de transporte aéreo de carga em relação a setembro do ano passado.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico apresentaram redução de 4,9% da demanda por carga aérea em setembro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e entre a Coreia do Sul e o Japão e a desaceleração da economia da China são os fatores de grande impacto nesta região. Recentemente, a paralisação temporária do Aeroporto Internacional de Hong Kong – o maior hub de carga do mundo – aumentou a pressão. Com a região representando mais de 35% do total de FTKs, esse desempenho foi o que mais contribuiu para os fracos resultados em todo o setor. A capacidade de carga aérea aumentou 2,7% em relação ao ano passado.

As companhias aéreas da América do Norte relataram queda de 4,2% na demanda de setembro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. A capacidade aumentou 1,9% em relação ao ano passado. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e a queda de confiança nos negócios continuam causando obstáculos para as companhias aéreas da região. Houve queda na demanda por transporte aéreo de carga nas rotas entre a América do Norte e a Europa e entre a Ásia e a América do Norte.

As companhias aéreas da Europa registraram queda de 3,3% na demanda por transporte aéreo de carga em setembro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. O enfraquecimento da manufatura para os exportadores da Alemanha, a desaceleração de economias regionais e a incerteza contínua sobre o Brexit foram os fatores de maior impacto no desempenho recente. A capacidade aumentou 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

As companhias aéreas do Oriente Médio relataram redução de 8,0% no transporte aéreo de carga em setembro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Essa foi a maior queda na demanda por transporte aéreo de carga entre todas as regiões. A capacidade caiu 0,4%. O aumento das tensões comerciais e a desaceleração do comércio global afetaram o desempenho da região devido à sua posição estratégica como um elo da cadeia de suprimentos global. A maioria das principais rotas de/para a região registrou uma demanda fraca nos últimos meses. As grandes rotas da Europa para o Oriente Médio e da Ásia para o Oriente Médio caíram 8% e 5%, respectivamente, em agosto (últimos dados disponíveis) em comparação com o mesmo período do ano passado.

As companhias aéreas da América Latina apresentaram queda de 0,2% na demanda por carga aérea em setembro de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade teve queda de 2,9%. Apesar das indicações de recuperação da economia brasileira, a instabilidade em outros países da região, além da desaceleração do comércio global, afetaram o desempenho da região.

As companhias aéreas da África registraram em setembro de 2019 o mais rápido crescimento entre as regiões, com aumento na demanda de 2,2% em relação ao mesmo período de 2018. Este resultado mostra crescimento bem abaixo dos 8% registrados em agosto. Os fortes vínculos comerciais e financeiros com a Ásia e o desempenho econômico robusto em algumas economias regionais importantes contribuíram para o desempenho positivo. A capacidade aumentou 9,4% em relação ao ano anterior.

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