Nos nove primeiros meses de 2011, a Turkish Airlines registrou um excelente lucro operacional de 510 milhões Liras Turcas. Juntamente com os resultados do terceiro trimestre, o lucro operacional para os primeiros nove meses é agora 244 milhões Liras Turcas.
As flutuações nas taxas de câmbio experimentadas durante a primeira metade do ano continuaram no terceiro trimestre, levando a uma perda de divisas. Como resultado, o lucro líquido do terceiro trimestre ficou em 77 milhões de Liras Turcas e para o período de nove meses houve uma perda líquida de 467 milhões Liras Turcas.
Como resultado de maiores investimentos e de tráfego, a receita de vendas do terceiro trimestre cresceu 41%, atingindo 3,6 bilhões de Liras Turcas. A receita de vendas para os primeiros nove meses alcançou 8,5 bilhões de TL, um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2010.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de passageiros transportados também aumentou 12% no terceiro trimestre, totalizando agora 24,3 milhões de passageiros nos primeiros nove meses de 2011.
Como parte da estratégia de crescimento e juntamente com a introdução de aeronaves maiores à frota, a Turkish Airlines foi capaz de aumentar a capacidade em rotas de longa distância. Devido a este aumento de capacidade, ambos os fatores de carga e utilização diminuíram, resultando em receitas mais baixas e influenciando negativamente a rentabilidade durante o primeiro semestre de 2011. Esta situação também pode ser atribuída à turbulência política na região do Norte da África, ao terremoto no Japão e à manutenção dos preços de combustível em alta em 2011.
No entanto, o terceiro trimestre registrou elevação em ambos os fatores de carga e utilização, especialmente em rotas de longa distância. Estas melhorias inverteram os resultados negativos do primeiro semestre e levaram a um lucro operacional de 244 milhões para os primeiros nove meses de 2011. Apesar da intensa competição no setor da aviação e da turbulência na economia global, os excelentes resultados do terceiro trimestre indicam que a companhia aérea está preparada para resultados positivos nos próximos anos.