turkish_A330-300

Na última semana a Turkish Airlines assinou o acordo para a aquisição de 117 aeronaves Airbus. Participaram da cerimônia de assinatura do documento na sede da companhia aérea em Istambul o Ministro das Finanças da Turquia, Mehmet Şimşek, o Ministro dos Transportes, Assuntos Marítimos e de Comunicação, Binali Yıldırım, o chairman do Conselho da Turkish Airlines, Hamdi Topçu, o presidente e CEO da Turkish Airlines Temel Kotil Ph.D., e o presidente e CEO da Airbus, Fabrice Bregier.

Pelo acordo serão 25 aeronaves A321, 4 A320 NEO, 53 A321 NEO e ainda opção para mais 35 A321 NEO que serão entregues até 2015. Com a entrega destas novas aeronaves, a frota da Turkish Airlines vai chegar a 375 aeronaves, incluindo os cargueiros. E a idade média da frota vai cair para 5 anos até o fim de 2020. Hoje é de 6,6 anos.

“A Turkish Airlines reforça a posição e a força com os investimentos significativos e os dados de crescimento nos últimos anos. Tomamos esta importante decisão recentemente e anunciamos o maior pedido de aeronaves da história da aviação civil turca”, disse Hamdi Topçu, chairman do Conselho da companhia. Segundo ele, a encomenda feita à Airbus vai permitir que a empresa atinja seus objetivos em 2023, o ano do centenário da república turca, e também foi dado um passo muito importante para que a empresa se torne a maior companhia aérea da Europa.

“Estou muito contente de estar na Turquia e assinar o maior pedido da história da aviação civil deste país. Os novos A320/ A321 NEO pedidos pela Turkish Airlines estão comprovando mais uma vez que o sucesso das nossas aeronaves bate recordes atrás de recordes desde o primeiro dia de produção”, afirmou Fabrice Bregier, presidente e CEO da Airbus.