Um levantamento feito pela Latam revela o crescimento da adesão dos brasileiros às tecnologias de autoatendimento nos aeroportos. De janeiro a dezembro de 2023, foram quase 1,8 milhão de bagagens despachadas de forma autônoma no Brasil, um crescimento de 52% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando os despachos autônomos ficaram em 1,1 milhão.

Na prática, isso significa que 56% do total de bagagens despachadas em 2023 nos 10 aeroportos do Brasil que contam com a tecnologia foram realizados de forma autônoma, ou seis em cada dez passageiros que despacharam malas utilizaram a tecnologia para agilizar esse processo.

O autoatendimento é uma das iniciativas da agenda de transformação digital da Latam para tornar as viagens cada vez mais rápidas, simples e seguras. A tecnologia desenvolvida pela SITA Scan & Fly permite que o passageiro despache a sua bagagem de forma autônoma em menos de 40 segundos. Nos totens de autoatendimento dos aeroportos, o cliente imprime a etiqueta de sua mala utilizando o QR Code da própria passagem. Depois de etiquetada, a mala é pesada e, se respeitado o peso máximo de 23 quilos, pode ser depositada diretamente nos balcões de Entrega de Bagagem Etiquetada.

O autoatendimento para despacho de bagagem começou a ser implantado nas operações da Latam no Brasil em dezembro de 2019. Os aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro/Galeão e São Paulo/Guarulhos foram os primeiros a receber a tecnologia. Atualmente, o serviço também está disponível nos aeroportos de Belo Horizonte, Natal, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre e Vitória.

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