A Singapore Airlines foi fundada em outubro de 1972 após a separação das empresas Malaysia – Singapore Airlines e iniciou operações no Brasil, São Paulo, em março de 2011 e operou na rota até 21 de outubro de 2016. A rota permaneceu inalterada desde então, no trecho Cingapura – Barcelona – Guarulhos, com o voo diário a bordo do Boeing 777-300ER para 278 passageiros.
A empresa possui uma parceria de sucesso com a Airbus desde 1979, quando ela adquiriu o birreator A300B4 e se fortaleceu com as compras realizadas em 1999 de 5 A340-500 para atender suas linhas ultra longas e posteriormente com os Airbus A330, A350 e A380, um dos maiores operadores mundiais.
Em 2011 aposentou os modelos Boeing 747, que serviram a companhia por praticamente quatro décadas. A Singapore Airlines adquiriu 10% da Virgin Australia no fim do ano de 2012 com uma injeção de recursos na Virgin Australia Holdings. As duas companhias aéreas firmaram uma parceria de longo prazo a partir de 2011, que compreende codeshare, programas de milhas, benefícios e acesso aos lounges em aeroportos, coordenação de horários para oferecer conexões, vendas conjuntas e atividades de marketing e distribuição. Em abril de 2013 adquiriu mais 9,9% da Virgin Austrália, o que vai elevou sua participação acionária total para 19,9% na empresa australiana.
Desde o dia 21 de Outubro de 2016 não temos mais os voos da Singapore Airlines no Brasil! A empresa que fazia a rota Cingapura – Barcelona – São Paulo, alegou o fraco desempenho na rota! Em 2015 a empresa transportou 24.637 passageiros de São Paulo a Barcelona com 56,81% de aproveitamento. Carga paga na rota teve aproveitamento de 69,64% dos porões em 156 voos realizados. O trecho Barcelona – Cingapura teve 27.572 passageiros embarcados com 64,19% de aproveitamento, sendo que 5.445 já embarcaram no Brasil. No trecho contrário vemos que de Cingapura para Barcelona embarcaram em 2015 um total de 28.244 passageiros com 65,54% de aproveitamento, sendo que desse total, 5.743 seguiram para o Brasil. No trecho Barcelona – São Paulo embarcaram 24,782 passageiros, com 57,14% de aproveitamento.
Foi eleita por clientes ao redor de todo o mundo na posição 3ª do Skytrax World Airline Awards 2016, que é “o Oscar da indústria da aviação”. São os prêmios de qualidade mais cobiçados para a indústria aérea mundial, e um referencia global de excelência aérea. É uma “5 Star Arline Skytrax”.