A Transportes Aéreos Portugueses iniciou voos em março de 1945 com uma empresa do governo. Os primeiros voos foram a bordo de aeronaves C-47 convertidas para Douglas DC-3. Para as rotas de menor alcance a empresa utilizava o Lockheed L18 Lodestar. Em 1946 a empresa converteu os C-54 para Douglas DC-4, os quais utilizava em rotas para Londres e Paris. Em 1953 a TAP utilizou o Lockheed L1049 Constellation para rotas de longa distância.

Em 30 de outubro de 1960, voando com os Super Constellation, a TAP iniciou seus voos para o Brasil. A era dos jatos para a TAP se deu em 1962 com a chegada de 3 Caravelle SE-210. Em 1966 chegou o Boeing 707 e em 1967 o Boeing 727-100. Em 1972 a TAP operou o Boeing 747-100.

No início dos anos 80 alguns Boeing 707 foram substituídos pelos Lockheed L1011-500 e os Boeing 707 foram utilizados como cargueiros. Ainda nos anos 80 os Boeing 737-200 e Airbus A310 substituíram os Boeing 727 na rota para Londres. Em 1984 a TAP vendeu seus dois Boeing 747-200B para a TWA e seus voos para o Brasil passaram a ser operados com Lockheed L-1011 Tristar para o Rio de Janeiro e São Paulo (Guarulhos). Em junho de 1989 começou a operar um voo direto de São Paulo para Lisboa.

Em 1991 passou a oferecer dois voos entre Lisboa e Recife com Airbus A310-300. Em 1992 chegou o Airbus A320 e ainda nos anos 90 os Airbus A340-300. Em 1993 passou a servir as cidades de Oslo, Tel Aviv e Salvador. No início de 1995 a TAP colocou na rota para São Paulo e Rio de Janeiro o Airbus A340-300 no lugar do L-1011 Tristar. Em 1998 já operava nove frequências para São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1999 o nordeste brasileiro era fortemente atendido com o Airbus A310-300 nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador.

Em julho de 2001 Salvador passou a ser atendido com voos Nonstop com Airbus A310-300.

Em fevereiro de 2005, além da nova identidade visual, deu início a um acordo de code-share com a Lufthansa e em março com a Spanair, da Espanha, e a Austrian Airlines, além de implantar os bilhetes eletrônicos no Brasil.

A TAP assinou no final de novembro de 2008 em Toulouse, com a Airbus, o contrato para a aquisição de 12 aviões A350 XWB, com opção para mais três unidades. A Companhia converteu assim a sua encomenda inicial do A350, feita em Dezembro de 2005, na encomenda do novo A350 XWB, e confirmou simultaneamente o número de aparelhos de 10 para 12.

Em novembro de 2014 a Gol Linhas Aéreas e a TAP Air Portugal deram início à parceria de code-share. Nesta primeira etapa, a TAP passou a comercializar os trechos da Gol, beneficiando os clientes das duas companhias que fazem escalas e conexões entre os dois países.

Foi eleita por clientes ao redor de todo o mundo na posição 64ª do Skytrax World Airline Awards 2016, que é “o Oscar da indústria da aviação”. São os prêmios de qualidade mais cobiçados para a indústria aérea mundial, e um referencia global de excelência aérea. É uma “3 Star Arline Skytrax”.

A TAP Air Portugal retomou os voos entre Lisboa e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, numa operação com três voos semanais que acontecem às terças, quintas e sábados. Com o retorno desta rota, a companhia aérea volta a marcar presença em 11 capitais do Brasil, havendo uma expectativa de expansão dos voos semanais ao longo do ano 2022.

Voos Operados do Brasil

 

 

Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

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