Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2021, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.
Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil
Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam voos domésticos de passageiros
O Aeroporto de Angra dos Reis teve sua estrutura completamente reformada. É um aeroporto público, administrado pela Angra Aero-Portos, consórcio formado pela Socicam, Costa Sol Operadora Aeroportuária e Grapiúna. Conta com uma pista de 1015×30 asfaltada, capaz de receber aeronaves executivas de pequeno e médio porte.
Situada no sul do litoral fluminense, Angra dos Reis, famosa por suas belezas naturais, é um importante polo turístico do estado. A região é um dos principais centros econômicos de toda a Costa Verde, o que atrai grandes investimentos na infraestrutura local.
Recebeu durante a primeira década de 2000 alguns fretamentos de empresas aéreas como a TAM – Transportes Aéreos Regionais, em 2000, para o Santos Dumont e Congonhas; em 2005 da Team para Parati, Rio – Jacarepaguá e Congonhas; em 2006 a Team fez voos também para Búzios e Macaé, e deixou regular a linha do Santos Dumont; em 2007 e 2008 pouquíssimos voos para o Santos Dumont, e Congonhas e Marte, em 2008; de 2009 a 2011 novamente pouquíssimas operações em Santos Dumont e Marte, e desde então, nenhuma outra operação por empresa aérea regular, nem sendo voo não regular, operou em Angra dos Reis.
Na estação do verão, a cidade se transforma em destino de viajantes nacionais e internacionais. O movimento do aeroporto aumenta em 50% e, em sua grande maioria, são voos provenientes de São Paulo.
A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, inaugurou em dezembro de 2016 as operações de Abastecimento de Aeronaves (PAA) neste aeroporto. A Shell é a única companhia a fornecer combustível no local, que tem estrutura para armazenar 15m³ de querosene de aviação. Além do combustível Shell, há também um receptivo VIP, com serviços exclusivos. Os passageiros tem à sua disposição transporte da aeronave até o terminal, sala VIP climatizada, TV, wi-fi e um espaço café.
Angra dos Reis é o 66º ponto de abastecimento de aeronaves operado pela Raízen no país. O PAA da cidade é o quinto do Estado, que conta ainda com instalações nos aeroportos da capital Antônio Carlos Jobim e Santos Dumont, em Macaé e em Resende.