No dia 12 de outubro de 1996, taxiou para decolagem na pista 17 direita do Aeroporto de Congonhas o Boeing 727-264AF da Vaspex, prefixo PP-SFC.

Um de nossos colaboradores, Enos Moura Filho, que baseava-se em Recife, avisou-nos da partida de um Boeing 727-200, todo branco, de Recife para Congonhas, com prefixo N171G, o qual pousou em Congonhas no dia 5 de outubro. Com bons contatos dentro da companhia paulista, descobrimos que o Boeing 727-200 estava passando por um processo completo de pintura e decolaria no dia 12 de outubro, por volta das 18 horas local.

Alexandre Barros, então Diretor da Associação APOVOOS e Reinaldo Deckleva, autor da foto acima, dirigiram-se para Congonhas para então realizar este registro fotográfico, que foi a primeira de uma aeronave Vaspex no Brasil, e descobrirem, ao acaso, que esta seria a empresa de cargas da Vasp.

A aeronave juntaria-se a outros dois Boeing 737-200 Cargueiros da Vasp, que meses depois passariam pelo processo de padronização de pintura Vaspex.

Em 1997 a frota contava além dos 2 Boeing 737-200 e dos dois Boeing 727-200, com um Douglas DC-10-30F.

Em 1998 empresa devolveu seu Douglas DC-10-30F e adicionou em 1999 dois Boeing 727-200F, somando um total de quatro desses a frota

Em 2000 a Vaspex devolveu dois Boeing 727-200F que passaram a voar na Varig Log. Até dezembro de 2004 sua frota não sofreu alteração porém o sistema Vaspex deixou de operar quando a Vasp sofreu a cassação de linhas pelo DAC.

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