Fernando de Noronha
Foto: Enos Moura Filho

Atualizamos os números do Aeroporto de Fernando de Noronha, administrado pela DIX Empreendimentos. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

A pandemia afetou em muito o turismo local. Os voos que ligavam Noronha a Recife foram suspensos. O aeródromo fechou com números similares a 2003! Comparado com 2019 a queda de passageiros foi de quase 64%.

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Fernando de Noronha, voos domésticos de passageiros

A competição no aeroporto é basicamente entre a Azul e a Gol, desde 2016. Ambas oferecem voos diretos para Recife.

Um pouco mais de história…

O Aeroporto de Fernando de Noronha – Governador Carlos Wilson é um aeroporto brasileiro e foi construído em 1934. É administrado pela empresa DIX Empreendimentos. Em 1954 a Cruzeiro do Sul operava de Recife para Noronha com o Douglas DC-3. Mais tarde, em 1974, foi a Transbrasil que operava o voo 133 de Noronha para Natal e Recife, com o Embraer 110 Bandeirante!

Em 1975 houve ampliação para a aterrissagem de aeronaves Boeing. O aeroporto opera voos domésticos e tem capacidade para receber aeronaves de médio porte como o Boeing 737, Airbus A320 e E-jets da Embraer.

Foto: Enos Moura Filho

Voos em Operação