Foi na tarde de uma quinta-feira, 12 de março de 1970, que pousou pela primeira vez um avião no Aeroporto Internacional de Navegantes, na época ainda chamado Aeroporto de Itajaí. Oito anos depois, o terminal, o pátio e a pista foram ampliados com o objetivo de receber aeronaves maiores. Dois anos mais tarde, em 17 de janeiro de 1980, foi realizada a transferência, tanto técnica, como administrativa e operacional, do Aeroporto de Navegantes para a Infraero.
Em 2002, em homenagem ao político catarinense, o terminal foi nomeado Aeroporto de Navegantes Ministro Victor Konder. Em 2004, a área construída do terminal de passageiros foi ampliada de 1.850 m² para 5.200 m².
Em 12 de março de 2020, o Aeroporto Internacional de Navegantes completou 50 anos da construção de sua primeira sede. Administrado pela Rede Infraero desde 1980, o terminal é hoje considerado o maior aeroporto em movimentação de carga de Santa Catarina, o terceiro da região sul e o 7º da Rede Infraero.
Foto: W Premium GroupDesde 1 de fevereiro de 2021 os passageiros e usuários do aeroporto contam com mais uma opção de conforto. Localizada na área de embarque do novo terminal, a nova e exclusiva Sala VIP “W Lounge Navegantes” oferece acesso gratuito para titulares de diversas bandeiras de cartões de crédito. Clientes também poderão acessar a sala mediante pagamento de uma cota de uso.
A Sala VIP é administrada pelo W Premium Group, que conta com uma equipe de especialistas no setor aeroportuário, com mais de 10 anos de experiência em grandes projetos de sucesso na Europa e na América Latina. O espaço funciona todos os dias, das 5h às 21h.
O Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT) tem uma localização estratégica e atende uma região ampla de Santa Catarina, como os 54 municípios do Vale do Itajaí (Blumenau, Itajaí, Brusque, entre outros), responsáveis por aproximadamente 36% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Além disso, também é o aeroporto mais próximo das principais atrações da região, como as praias de Balneário Camboriú, Porto Belo, Itapema, Bombinhas, e do parque Beto Carrero World.
O aeroporto é administrado pela CCR Aeroportos, e expandiu a atuação nos negócios de cargas e se consolidou como referência para o setor.
Recém-inaugurado, o novo Terminal de Cargas (TECA), operado pela Pac Log, especialista em logística aeroportuária, conta com aproximadamente 35 mil m² de área operacional e cerca de 5 mil m² de área edificada nesta primeira fase, num terreno com o total de 100 mil m² para futuras expansões.
Com este empreendimento, o Aeroporto de Navegantes, que tem o maior volume de carga aérea internacional do Estado de Santa Catarina, consolida-se como o principal centro logístico catarinense, apto para a atração de novos negócios e a recepção de voos cargueiros internacionais, que atendam com mais agilidade a distribuição de cargas no estado de Santa Catarina.
O novo TECA abriga extensa área verticalizada para armazenamento de cargas, além de câmaras frias de última geração para diversos tipos de produtos, em especial, farmacêuticos. Ao todo, o centro logístico possui 1.436 posições porta pallets e 450 m² de câmaras frias. Uma infraestrutura para atender demandas de diferentes segmentos do mercado, como metal-mecânico, automotivo, healthcare, tecnologia, têxtil, entre outros.
Fonte: Infraero e CCR (editado por Aviação Brasil)
Dados de passageiros embarcados em voos de companhias aéreas no aeroporto, extraídos dos sistemas do Portal Aviação Brasil.