Salvador Bahia Airport

Um aeroporto novo, com a qualidade de um aeroporto de primeiro mundo!

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Foto: Will Recarey

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.

Foram 3.915.384 passageiros embarcados dos quais 202.281 passageiros destinados a voos internacionais. Interessante notar que 37,93% dos embarques internacionais aconteceram pela TAP; 19,18% com a Air Europa; 18,74% com a Aerolineas Argentinas; 9,92% pela Gol; 7,94% pela Latam Brasil, além de empresas como a Andes, Copa Airlines Hi Fly e TACV.

O Salvador Bahia Airport foi integrado à rede Vinci Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a Vinci Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que inclui a construção de uma nova área de 22.000 m² e a remodelação do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019.

Em 26 de agosto o aeroporto unificou os embarques doméstico e internacional. A novidade melhora a operação no aeródromo e vai beneficiar os passageiros, que terão acesso a uma área mais moderna e integrada.

A unificação acontece simultaneamente com a entrega da 1ª ponte internacional do novo píer, a ponte 13, que, que passa a abrigar todas as chegadas e partidas dos voos internacionais na capital baiana. Em outubro, com a entrega total do novo píer, o Salvador Bahia Airport passa de 11 para 17 pontes de embarque.

Com a unificação, o embarque internacional passou do primeiro para o segundo pavimento, no mesmo local onde, desde abril, é realizado o embarque doméstico. Após passarem pelos canais de inspeção, todos os passageiros podem circular pelo mesmo ambiente e usufruir das facilidades comerciais e serviços. Somente quando forem embarcar, os passageiros internacionais serão direcionados ao novo píer, passando pelo conector totalmente climatizado, que conta com esteiras rolantes que auxiliam no deslocamento. Ao acessarem o novo píer, uma segunda inspeção é feita, atendendo aos requisitos de segurança internacional, seguida pelos trâmites de liberação da Polícia Federal e acesso à ponte de embarque.

O novo píer representa uma ampliação do Aeroporto de mais de 13 mil m² e abriga seis pontes de embarque modernas e capazes de atender aeronaves grandes, destinadas a voos internacionais. Esta área terá inovações sustentáveis, como abastecimento por usina de energia solar e sistema de água de reuso. Junto com as outras melhorias, o novo píer aumentará a capacidade de movimentação de passageiros no aeroporto de 10 milhões para 15 milhões ao ano.

Quem acessar o aeroporto da capital Baiana a partir de dezembro verá uma paisagem diferente. Sua fachada, que já estava bastante desgastada, está passando por uma renovação completa. A intervenção é uma iniciativa própria da Concessionária que administra a infraestrutura, Salvador Bahia Airport, ou seja, não é uma obrigação que consta no contrato assinado com a ANAC.

Um painel com isolamento termoacústico substituirá as antigas pastilhas. Além de ser composto por material mais resistente às intempéries, ele irá melhorar a sensação térmica dentro do terminal de passageiros, diminuindo o consumo de energia elétrica com refrigeração e deixando o aeroporto ainda mais sustentável. Outra vantagem é reduzir possíveis impactos sonoros.

Para execução das melhorias, foi necessário retirar a cobertura de pastilhas e o letreiro com o nome oficial do Aeroporto. A nova fachada estará alinhada aos padrões de identidade visual adotados após a Concessão, anunciando que o terminal de passageiros e o aeródromo contam com a expertise e o know-how da maior operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports.

A primeira etapa de obras do aeroporto será encerrada em 31 de outubro. Ela contempla 90% das intervenções previstas no Contrato de Concessão com a ANAC. As obrigações previstas no Contrato são principalmente de ordem estrutural, como ampliação do Terminal de Passageiros, reforma das duas pistas, ampliação do pátio de aeronaves e acréscimo de seis novas pontes de embarque (fingers). A cerimônia de inauguração acontecerá no dia 04 de dezembro.

Durante a primeira etapa, também foram executadas obras que não constam no Contrato de Concessão, de iniciativa própria da Salvador Bahia Airport. Algumas delas são: construção de 15 novos conjuntos de banheiros, instalação de sistema de detecção e combate a incêndio, ampliação da área de embarque e obras de sustentabilidade, como construção de uma nova Central de Resíduos e de uma Estação de Tratamento de Efluentes com 99% de eficiência e instalação de uma usina solar.

A segunda etapa das intervenções tem início dia 01 de novembro e contempla: aumento do número dos balcões de check-in, instalação de duas novas pontes de embarque e instalação de seis equipamentos de raio-x.

Nesta terça-feira (8/10) foi iniciada mais uma etapa de melhorias no sistema de refrigeração, com a instalação de onze máquinas de alta potência no desembarque. Cada uma das novas máquinas equivale a 400 aparelhos split de 18.000 BTUs. Juntos, os onze equipamentos pesam 35 toneladas e somam R$ 3 milhões em investimento. O objetivo é proporcionar conforto térmico aos passageiros e demais usuários do Salvador Bahia Airport.

A obra será iniciada pelo desembarque internacional. Para isso, será necessário desligar a refrigeração nesta área entre os dias 08 e 21 de outubro. Enquanto as intervenções estiverem em andamento, seis climatizadores portáteis de vazão equivalente a 30.000m³ por hora estarão distribuídos na referida área. As intervenções no desembarque doméstico acontecerão entre os dias 04 e 25 de novembro, período em que a refrigeração será desligada. Os climatizadores utilizados na etapa anterior serão realocados para pontos estratégicos do desembarque doméstico.

Outras etapas de renovação do sistema de refrigeração estão previstas para os próximos meses. Dando continuidade aos investimentos, o embarque doméstico e a Praça de Alimentação também receberão melhorias.

Uma das obras realizadas pela nova concessionária foi nas cabeceiras das pistas (10/28), a principal, que foram deslocadas, e o reposicionamento trouxe mais segurança para os voos que chegam e partem da capital baiana. Esse deslocamento foi feito para incluir as RESAS, Áreas de segurança de fim de pista, utilizadas para reduzir o risco de danos a aeronaves que realizem o toque antes de alcançar a cabeceira ou que ultrapassem acidentalmente o fim da pista de pouso e decolagem.

Foto: Will Recarey

Outra modernização foi no píer! A nova infraestrutura representará uma ampliação do aeroporto de mais de 13 mil m2 e abrigará seis pontes de embarque modernas, capazes de atender aeronaves de categoria E – maiores que as utilizadas normalmente para voos domésticos. A nova área apresenta inovações sustentáveis, como abastecimento por usina de energia solar e sistema de água de reuso.

A área faz parte da fase 1B das obras de modernização e ampliação do Aeroporto de Salvador prevista no Contrato de Concessão e com entrega em novembro. Junto com as outras melhorias, o novo píer aumentará a capacidade de movimentação de passageiros no Aeroporto de 10 milhões para 15 milhões ao ano.

Como deu para perceber, o Aeroporto de Salvador está em constante obras, mas tudo para adequar aos padrões internacionais de conforto e fazer do Bahia Airport, um dos mais belos do país!