Salvador Bahia Airport

Um aeroporto novo, com a qualidade de um aeroporto de primeiro mundo!

Foto: Will Recarey
Atualizamos os números operacionais do Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Salvador, voos domésticos de passageiros

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Salvador, voos internacionais de passageiros

Um pouco da história

Os dados antes do ano 2000 estão sendo levantados pela equipe de dados do Aviação Brasil.

Voos em Operação

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais. Foram 3.915.384 passageiros embarcados dos quais 202.281 passageiros destinados a voos internacionais. Interessante notar que 37,93% dos embarques internacionais aconteceram pela TAP; 19,18% com a Air Europa; 18,74% com a Aerolineas Argentinas; 9,92% pela Gol; 7,94% pela Latam Brasil, além de empresas como a Andes, Copa Airlines Hi Fly e TACV. O Salvador Bahia Airport foi integrado à rede Vinci Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a Vinci Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que inclui a construção de uma nova área de 22.000 m² e a remodelação do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019. Em 26 de agosto o aeroporto unificou os embarques doméstico e internacional. A novidade melhora a operação no aeródromo e vai beneficiar os passageiros, que terão acesso a uma área mais moderna e integrada. A unificação acontece simultaneamente com a entrega da 1ª ponte internacional do novo píer, a ponte 13, que, que passa a abrigar todas as chegadas e partidas dos voos internacionais na capital baiana. Em outubro, com a entrega total do novo píer, o Salvador Bahia Airport passa de 11 para 17 pontes de embarque. Com a unificação, o embarque internacional passou do primeiro para o segundo pavimento, no mesmo local onde, desde abril, é realizado o embarque doméstico. Após passarem pelos canais de inspeção, todos os passageiros podem circular pelo mesmo ambiente e usufruir das facilidades comerciais e serviços. Somente quando forem embarcar, os passageiros internacionais serão direcionados ao novo píer, passando pelo conector totalmente climatizado, que conta com esteiras rolantes que auxiliam no deslocamento. Ao acessarem o novo píer, uma segunda inspeção é feita, atendendo aos requisitos de segurança internacional, seguida pelos trâmites de liberação da Polícia Federal e acesso à ponte de embarque. O novo píer representa uma ampliação do Aeroporto de mais de 13 mil m² e abriga seis pontes de embarque modernas e capazes de atender aeronaves grandes, destinadas a voos internacionais. Esta área terá inovações sustentáveis, como abastecimento por usina de energia solar e sistema de água de reuso. Junto com as outras melhorias, o novo píer aumentará a capacidade de movimentação de passageiros no aeroporto de 10 milhões para 15 milhões ao ano. Quem acessar o aeroporto da capital Baiana a partir de dezembro verá uma paisagem diferente. Sua fachada, que já estava bastante desgastada, está passando por uma renovação completa. A intervenção é uma iniciativa própria da Concessionária que administra a infraestrutura, Salvador Bahia Airport, ou seja, não é uma obrigação que consta no contrato assinado com a ANAC. Um painel com isolamento termoacústico substituirá as antigas pastilhas. Além de ser composto por material mais resistente às intempéries, ele irá melhorar a sensação térmica dentro do terminal de passageiros, diminuindo o consumo de energia elétrica com refrigeração e deixando o aeroporto ainda mais sustentável. Outra vantagem é reduzir possíveis impactos sonoros. Para execução das melhorias, foi necessário retirar a cobertura de pastilhas e o letreiro com o nome oficial do Aeroporto. A nova fachada estará alinhada aos padrões de identidade visual adotados após a Concessão, anunciando que o terminal de passageiros e o aeródromo contam com a expertise e o know-how da maior operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports. A primeira etapa de obras do aeroporto encerrou-se em 31 de outubro. Ela contemplou 90% das intervenções previstas no Contrato de Concessão com a ANAC. As obrigações previstas no Contrato são principalmente de ordem estrutural, como ampliação do Terminal de Passageiros, reforma das duas pistas, ampliação do pátio de aeronaves e acréscimo de seis novas pontes de embarque (fingers). A cerimônia de inauguração acontecerá no dia 04 de dezembro. Durante a primeira etapa, também foram executadas obras que não constam no Contrato de Concessão, de iniciativa própria da Salvador Bahia Airport. Algumas delas são: construção de 15 novos conjuntos de banheiros, instalação de sistema de detecção e combate a incêndio, ampliação da área de embarque e obras de sustentabilidade, como construção de uma nova Central de Resíduos e de uma Estação de Tratamento de Efluentes com 99% de eficiência e instalação de uma usina solar. A segunda etapa das intervenções teve início dia 01 de novembro e contempla: aumento do número dos balcões de check-in, instalação de duas novas pontes de embarque e instalação de seis equipamentos de raio-x. Uma das obras realizadas pela nova concessionária foi nas cabeceiras das pistas (10/28), a principal, que foram deslocadas, e o reposicionamento trouxe mais segurança para os voos que chegam e partem da capital baiana. Esse deslocamento foi feito para incluir as RESAS, Áreas de segurança de fim de pista, utilizadas para reduzir o risco de danos a aeronaves que realizem o toque antes de alcançar a cabeceira ou que ultrapassem acidentalmente o fim da pista de pouso e decolagem.
Foto: Will Recarey
Outra modernização foi no píer! A nova infraestrutura representará uma ampliação do aeroporto de mais de 13 mil m2 e abrigará seis pontes de embarque modernas, capazes de atender aeronaves de categoria E – maiores que as utilizadas normalmente para voos domésticos. A nova área apresenta inovações sustentáveis, como abastecimento por usina de energia solar e sistema de água de reuso. A área faz parte da fase 1B das obras de modernização e ampliação do Aeroporto de Salvador prevista no Contrato de Concessão e com entrega em novembro. Junto com as outras melhorias, o novo píer aumentará a capacidade de movimentação de passageiros no Aeroporto de 10 milhões para 15 milhões ao ano. A Vinci Airports entregou em 11 de dezembro a primeira fase de obras de melhoria e ampliação do aeroporto. As obras, que incluem a ampliação do terminal de passageiros e a construção de um novo píer com seis pontes de embarque, aumentaram a capacidade do aeroporto de 10 para 15 milhões de passageiros por ano. Com o objetivo de melhorar o desempenho operacional do aeroporto, a primeira fase de obras incluiu também a requalificação das pistas e ampliação do pátio de aeronaves. Para melhorar de maneira significativa a experiência dos passageiros, foram implementados um novo sistema de transporte de bagagens, uma área ampliada para as lojas, além de novos serviços, como Wi-Fi de alta velocidade totalmente gratuito. O meio ambiente teve um enfoque importante nas obras. A VINCI Airports projetou e implementou iniciativas concretas, muitas das quais não estavam previstas no contrato de concessão. As iniciativas ambientais incluíram a construção de uma Estação de Tratamento das Efluentes, que permitiu o reuso de 100% da água no próprio aeroporto; uma Central de Resíduos e uma planta de energia solar. Desde o início da concessão, a conectividade do Salvador Bahia Airport vem sendo continuamente expandida, com a abertura de oito novas rotas, incluindo voos diretos para Miami, Panamá, Ilha do Sal e Santiago do Chile. Na próxima fase de obras, a ser finalizada em outubro de 2021, o aeroporto continuará recebendo melhorias, como retrofit da praça de alimentação e instalação de mais balcões de check-in e pontes de embarque. O aeroporto também está instalando uma usina solar na cabeceira da pista do Aeroporto. A iniciativa é pioneira e o Salvador Bahia Airport se torna o primeiro do país a contar com uma usina solar abastecendo o Terminal. Após entrar em pleno funcionamento, a usina solar vai suprir mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros – isso equivale ao necessário para abastecer 3.800 casas populares. A usina vai diminuir ainda em 30% a pegada de carbono do Aeroporto, o que equivale a 690 toneladas ao ano. Como deu para perceber, o Aeroporto de Salvador está em constante obras, mas tudo para adequar aos padrões internacionais de conforto e fazer do Bahia Airport, um dos mais belos do país!