O A330-800neo é o derivado do Airbus A330-200 com novos motores. O birreator pode transportar entre 277 a 440 passageiros e é muito flexível nas opções de configuração de assentos com conforto e alta qualidade a todos aqueles a bordo. Sua cabine é também um dos mais silenciosos nos céus, criando um ambiente calmo para um voo inteiro.

Construído sobre o sucesso comprovado de sua família popular widebody A330, a Airbus lançou oficialmente o A330neo (nova opção de motor – Rolls Royce RR Trent 7000) compreendendo o A330-800neo e A330-900neo em julho de 2014.

Lançado em julho de 2014, o A330neo é a última geração da linha de produtos A330 líder do mercado da Airbus, e possui duas versões: o A330-800 e o A330-900. Ambas as aeronaves widebody incorporam os novos motores Rolls-Royce Trent 7000, e as novas naceles, suportes de motor de titânio, novas asas, e uma Cabine de Passageiros Airspace by Airbus.

As novas características mais visíveis do A330neo são as novas envergaduras de asa com um total de 64m (maior que a envergadura de 60,3m do CEO) e os especialmente desenvolvidos Sharklets de asa curvos – que se baseiam na tecnologia do A350 XWB. Menos visível, mas igualmente importante, é a implementação de aprimoramentos aerodinâmicos aperfeiçoados em 3D ao longo do perfil geral da asa.

Enquanto isso, os motores Trent 7000 oferecem melhorias de dois dígitos na queima de combustível e a operação mais silenciosa graças aos mais recentes componentes de tecnologia, materiais, nova entrada de ar “zero-splice” e nacele de materiais compósitos, o suporte de motor “fully-flared” e também o maior rotor dianteiro (112 polegadas de diâmetro) de rotação mais lenta, com uma razão de diluição de 10:1 – em comparação com a razão típica de 5:1 dos motores turbofan de gerações anteriores.

Tanto o A330-800 como o A330-900 acomodarão até 10 passageiros a mais do que seus respectivos antecessores, graças aos seus novos interiores Airspace, que apresentam diversos viabilizadores na cabine para liberar um espaço mais útil de cabine – garantindo assim que cada passageiro possa se beneficiar de um nível de conforto real e de uma experiência em voo significativamente melhores em comparação com o que é oferecido por qualquer aeronave concorrente do mercado em sua categoria. O A330-900 maior acomodará até 287 assentos em um layout típico de três classes, enquanto o A330-800 normalmente acomodará 257 passageiros em três classes.

Até o momento, 12 clientes fizeram encomendas totalizando 212 A330neos.

A330-800Neo

Passageiros: 277 a 440 assentos
Autonomia Padrão: 13.900km (7.500 milhas náuticas )

Comprimento (Length) : 58,82 metros
Envergadura das Asas (Wing Span): 64,00 metros
Altura (height): 17,39 metros
Peso Máximo de Decolagem (Max takeoff) : 242.000kg
Velocidade Máxima de Cruzeiro: Mach 0,86

Motores: 2x Rolls Royce RR Trent 7000