Depois de cerca de um ano de trâmites regulatórios junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul anunciou hoje (5) as primeiras programações de sua história com as aeronaves modelo Airbus A320neo nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Com a certificação de operação desse avião no Santos Dumont e em Congonhas, a Azul aumentará a oferta em diversas rotas nestes aeroportos, já que o A320neo pode transportar até 174 clientes. Até então, tanto no Santos Dumont quanto em Congonhas, apenas as aeronaves modelos Embraer 195 e 190, com capacidade para 118 e 106 assentos, respectivamente, e os ATRs 72-600, com 70 lugares, tinham autorização para pouso e decolagem nesses aeroportos.
Equipados com o pacote SHARP (Short Airfield Package), os Airbus A320neo contam com adaptações aerodinâmicas que permitem, com segurança, o pouso e a decolagem em pistas curtas. Com a certificação pela Anac, a Azul realizará o chamado upgrade de equipamento em alguns dos mercados já anunciados nestas bases. Já a partir do dia 10 de junho, os voos das rotas Santos Dumont-Campinas, Santos Dumont-Porto Alegre e Santos Dumont-Brasília serão operados com a nova aeronave. Em Congonhas, a partir de 15 de junho, data em que a companhia volta a operar voos no terminal paulista, as operações para Cuiabá e Recife terão a operação do A320neo.
“Estamos muito empolgados com a oportunidade de operar no SDU e em Congonhas com o 20neo. Essa é uma das aeronaves mais novas de nossa frota e, entre outros diferenciais, estão equipadas com TV ao vivo. Em breve, todas elas também terão wi-fi a bordo, o que, com certeza, vai contribuir ainda mais para a experiência e satisfação de nossos clientes. Ao mesmo tempo, com o A320, também aumentamos a oferta de assentos diários nessas bases em praticamente 50%. Agradeço ao nosso Time de Operações e de Aeronavegabilidade que nos auxiliaram neste projeto e não mediram esforços para conquistarmos essa certificação”, ressalta John Rodgerson, presidente da companhia.
“Estamos orgulhosos por fazer parte desse importante marco para a Azul. O pacote SHARP do A320neo foi projetado para operações em aeroportos como o Santos Dumont e é baseado em modificações nas diretrizes de aerodinâmica e controle de voo da aeronave, sendo que este último só foi possível graças à vantagem arquitetônica exclusiva da Airbus Fly-by-Wire ”, diz Arturo Barreira, Presidente da Airbus América Latina e Caribe.
Com pouco mais de quatro anos de uso, o A320neo é uma das aeronaves mais modernas da frota da Azul. Configurado em fileiras 3-3, o avião é equipado com telas individuais touch screen e TV ao vivo, com mais de 40 canais. Além de tomadas e entradas USB, as aeronaves desse modelo também estão recebendo o sistema de Wi-fi a bordo, que aprimora a experiência de quem voa Azul em um desses aviões.