A mais nova família de aeronaves da Boeing – 737 MAX 7, 737 MAX 8 e 737 MAX 9 – exibe as características que trouxeram popularidade e confiabilidade à versão 737 Next Generation, aliadas à superior economia de combustível no segmento de aeronaves de corredor único. O desenvolvimento do 737 MAX caminha conforme programado, estando a configuração final da aeronave planejada para 2012, o primeiro voo para 2016 e o início das entregas aos clientes em 2017.

O 737 MAX proporcionará às companhias aéreas a grande economia de combustível que esperam para o futuro. A aeronave traz um novo motor, o LEAP-1B da CFM International, que reduz a queima de combustível e as emissões de CO2 em 13%, quando comparado à maioria das aeronaves de corredor único mais econômicas da atualidade. As atualizações recentes no design da aeronave, inclusive o winglet desenvolvido com moderna tecnologia, reduzirão o arrasto e realçarão ainda mais o desempenho do 737 MAX, principalmente em rotas de longa distância.

Quando comparado a uma frota de 100 das aeronaves mais econômicas do mercado, esse novo modelo emitirá 350 mil toneladas a menos de CO2 e economizará mais de 250 milhões de libras de combustível por ano, o que significa uma redução de mais de US$112 milhões nos custos.

O 737 MAX ampliará a vantagem sobre o 737 Next Generation em termos de alcance, com capacidade para voar mais de 3.500 milhas náuticas (6.510 km), um aumento de 405-580 mn (750-1.075 km) em relação ao seu antecessor. Com um menor peso operacional vazio, mas com maior peso máximo de decolagem, os clientes poderão aumentar a carga ou o alcance da aeronave além do que a concorrência pode oferecer.

O 737 MAX incorporará a mais recente tecnologia de motor silencioso, que reduzirá em 40% o ruído do motor da aeronave. As emissões de óxido de nitrogênio (Nox) ficarão aproximadamente 50% abaixo dos limites estabelecidos pelo Comitê de Proteção Ambiental na Aviação (CAEP) da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

O Boeing Sky Interior, o preferido dos passageiros, será o modelo padrão de interior das aeronaves 737 MAX. Com base em anos de pesquisa sobre a experiência de voar, o Boeing Sky Interior das aeronaves 737 trazem paredes novas com arquitetura moderna e características atraentes, que conduzem o olhar dos passageiros para as janelas da aeronave, aumentando o prazer de voar.

O interior também conta com compartimentos superiores de bagagem que giram para cima e realçam a amplitude da cabine. Os compartimentos oferecem espaço para que mais passageiros guardem sua bagagem de mão perto de seu próprio assento, proporcionando-lhes mais conveniência e mais espaço para esticarem as pernas.

A Boeing reconfigurou os interruptores de luz de leitura para que os passageiros os encontrem com mais facilidade e para evitar que apertem o botão para chamar os comissários por acidente.

Os alto-falantes integrados às poltronas dos passageiros em cada fileira melhoram a qualidade e a clareza dos anúncios feitos pela tripulação, e as novas saídas de ar para a cabine são seladas, aumentando a segurança durante as operações.

Fonte: Boeing editado por Aviação Brasil

Boeing 737 MAX-7
Comprimento (Length) : 35,9 metros
Envergadura das Asas (Wing Span): 33,6 metros
Altura (height): 12,57 metros
Peso Máximo de Decolagem (Max takeoff) : 72.374kg
Velocidade Máxima de Cruzeiro: Mach 0.79

Motores: 2x CFM International CFM56-7B-24 (22.700 libras)

Autonomia Padrão: 7.037km (3.800nm)

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Alexandre Barros (Aviação Brasil)
Profissional do setor de aviação desde 1992, Barros foi o criador de associações vocacionais como Cotan e ApoVoos, que funcionaram até 1999. A transição da ApoVoos para Aviação Brasil ocorreu no ano 2000, com o boom da internet, e desde então é o responsável pela edição de matérias do Portal. Formado em Marketing pela Anhembi Morumbi, teve passagens por empresas do setor e de tecnologia, onde se especializou com conhecimentos de dados e inteligência artificial. É o responsável pela transição do Portal para uma empresa de Inteligência de Mercado.