Guarulhos – Dourados pela Gol afetará a rota da Passaredo para Congonhas?

1029
Foto: Alexandre Barros

A Gol Linhas Aéreas inaugurou no último dia 2 de março uma nova rota dentro do seu plano de expansão regional, Dourados, no Mato Grosso do Sul, a São Paulo (Guarulhos).

A cidade será a segunda base da companhia no Estado e terá voos diretos e diários para a capital paulista. Essa abertura representa a maior base com perfil regionalista e é um marco para a Gol: com ela, 25% da oferta de voos a partir de Guarulhos será para “não capitais” do Brasil, o maior indicador do mercado. Com um market share doméstico de 39,1%, a Gol é líder em seu segmento no País.

Pautada por dois fatores essenciais, a alta demanda e a infraestrutura aeroportuária disponível, a empresa decidiu aterrissar em Dourados como forma de atender não só ao município, mas também a toda uma região conhecida pela força do agronegócio, da pecuária e dos serviços, sem subestimar seu potencial turístico. Em resumo, uma combinação promissora que já comporta e requer, para o trajeto, um Boeing 737-700 Next Generation, com tecnologia de última geração. O voo G3 1492 parte do GRU Airport às 15h45 e chega em Dourados às 16h30 (horário local). Já o voo G3 1493, de Dourados para São Paulo, tem decolagem às 17h e pouso às 19h50.

“Com esse novo destino, fortalecemos nossa atuação no Brasil e também no Centro-Oeste, que agora tem mais uma opção de voo direto e diário para o aeroporto de Guarulhos, um dos principais hubs da Companhia. Vamos oferecer uma experiência de viagem gratificante, com o conforto do espaço maior entre as poltronas, da internet a bordo, da TV ao vivo e das opções diversificadas do cardápio, com bebidas gratuitas”, afirma Rafael Araújo, diretor de planejamento de malha aérea da Gol.

Como a entrada da Gol poderá afetar o desempenho da Passaredo, que opera de Dourados para São Paulo, Congonhas? A Passaredo opera o trecho desde o mês de outubro de 2019 com uma média de 2.100 passageiros transportados em ambos os sentidos da rota Dourados – Congonhas.

A Passaredo opera doze voos semanais com aeronave ATR 72 de 68 lugares. Em uma pesquisa realizada no site www.skyscanner.com.br, que analisa o preços das passagens em rotas aéreas, para o período de 10 a 17 de março, notamos que os preços da Passaredo estavam sendo comercializados a R$ 620,00 o trecho contra R$ 735,00 da Gol.

Voando Gol, aeronave a jato, o trecho demora 1h45 por Guarulhos e 2h20 por Congonhas, com aeronave turboélice ATR 72. Para quem utiliza conexões da Gol em Guarulhos é uma ótima alternativa, mas quem deseja fugir do caótico trânsito de São Paulo, os 35 minutos adicionais da Passaredo podem ser muito mais benéficos aos clientes!

O aproveitamento da Passaredo entre Congonhas e Dourados foi de 62,09% entre outubro e dezembro de 2019 e de 65,67% em janeiro de 2020. Com uma aeronave de 68 lugares decolando com uma média de 45 passageiros por voo, caberia na rota um Boeing 737-700 elevando a oferta em mais 138 lugares diários, mesmo que para um segundo aeroporto em São Paulo? Em nossa análise, só faria sentido se fosse bem trabalhada a questão de distribuição, através da malha da Gol.

Vamos aguardar os próximos meses de análises!

Deixe uma resposta