A Gol, a Air France e a KLM, anunciaram em conjunto os resultados obtidos com o primeiro ano de operação do hub nordeste, em Fortaleza, iniciado em maio de 2018.
Em um ano, as três companhias transportaram mais de 2,5 milhões de passageiros entre destinos domésticos e internacionais, em mais de 17 mil voos operados por essa aliança.
O novo hub ampliou as conexões de voos na região, principalmente na malha do norte e nordeste do país, e também permitiu às companhias europeias expandirem sua atuação no Brasil ao ligar Fortaleza aos aeroportos de Amsterdã (Schiphol) e Paris (Charles de Gaulle). Com isso, todos os se beneficiaram de conexões mais fáceis, rápidas, serviços unificados e uma escolha mais ampla de destinos de média e longa distância.
No Ceará, a Gol manteve sua liderança tanto em passageiros transportados, como no número de voos e total de assentos disponibilizados. Neste primeiro ano de operação do hub, a companhia ampliou para 39% a sua oferta de voos na capital cearense quando comparado com o mesmo período do ano anterior. No total, a empresa realizou 16.683 voos e transportou mais de 2,4 milhões de Clientes em seus aviões neste último ano. Atualmente são sete aeronaves dedicadas para atender os voos, que estão estruturados em dois períodos, um pela manhã e outro no final da tarde, horários mais convenientes para os passageiros em conexão.
Todo esse incremento aéreo na região levou a Gol a inaugurar, em setembro, sua nova base de tripulantes, cuja função é gerar mais flexibilidade às operações no hub do nordeste. Com essa base, a Gol passou a ter tripulações residentes no Ceará oferecendo muito mais comodidade a todos esses colaboradores, que passaram a iniciar e terminar suas programações sempre em Fortaleza. Desde que a companhia anunciou o hub foram criadas mais de 100 vagas de emprego para trabalhar em posições de aeroportos e na própria base.
Desde o início das operações na capital cearense, o Grupo Air France-KLM aumentou em 75% a sua presença, partindo de 4 voos semanais (2 Air France e 2 KLM) para 7 voos semanais (3 Air France e 4 KLM) em menos de um ano. A ocupação se manteve acima de 90% no período, e continua da mesma maneira.
Para o desenvolvimento contínuo do Hub em Fortaleza, ao longo do segundo ano de operação, espera-se que as companhias aéreas francesa e holandesa tenham 28% mais voos e 31% mais assentos disponíveis em relação aos primeiros 12 meses.
Além disso, a Air France passará a operar com o Boeing 777-200 em Fortaleza a partir da última semana de outubro, início da temporada de inverno europeu. A aeronave estará disponível nos três voos semanais da companhia, às quartas, sextas e domingos, na rota Paris-Fortaleza-Paris. Em comparação com a aeronave Airbus A340-300 da operação atual, da Joon, a mudança representa um aumento de 12% de capacidade por voo.