Salvador Bahia Airport faz unificação dos embarques doméstico e internacional

179
Foto: Will Recarey

Desde hoje, 26 de agosto, o Salvador Bahia Airport, integrante da rede Vinci Airports, avança mais um passo em relação às suas obras de modernização e ampliação com a unificação dos embarques doméstico e internacional.

A novidade melhora a operação no aeródromo e vai beneficiar os passageiros, que terão acesso a uma área mais moderna e integrada.

A unificação acontece simultaneamente com a entrega da 1ª ponte internacional do novo píer – a ponte 13, que, já a partir do dia 26, passa a abrigar todas as chegadas e partidas dos voos internacionais na capital baiana. Em outubro, com a entrega total do novo píer, o Salvador Bahia Airport passa de 11 para 17 pontes de embarque.

O novo píer representa uma ampliação do Aeroporto de mais de 13 mil m² e abriga seis pontes de embarque modernas e capazes de atender aeronaves grandes, destinadas a voos internacionais. Esta área terá inovações sustentáveis, como abastecimento por usina de energia solar e sistema de água de reuso. Junto com as outras melhorias, o novo píer aumentará a capacidade de movimentação de passageiros no aeroporto de 10 milhões para 15 milhões ao ano.

Como vai funcionar

Com a unificação, o embarque internacional passa do primeiro para o segundo pavimento, no mesmo local onde, desde abril, é realizado o embarque doméstico. Após passarem pelos canais de inspeção, todos os passageiros poderão circular pelo mesmo ambiente e usufruir das facilidades comerciais e serviços. Somente quando forem embarcar, os passageiros internacionais serão direcionados ao novo píer, passando pelo conector totalmente climatizado, que conta com esteiras rolantes que auxiliam no deslocamento. Ao acessarem o novo píer, uma segunda inspeção é feita, atendendo aos requisitos de segurança internacional, seguida pelos trâmites de liberação da Polícia Federal e acesso à ponte de embarque.

Nos primeiros dias de operação, o Salvador Bahia Airport recomenda que os passageiros internacionais se programem para chegar com antecedência ao local, a fim de se familiarizar com o novo fluxo, dinâmicas de funcionamento e tempo de embarque, uma vez que a partir de agora será preciso passar por um processo adicional de inspeção de segurança e de bagagens. Com o novo fluxo, o tempo de deslocamento do passageiro internacional do check-in à aeronave aumentará em 20 minutos.

Além disso, a nova proposta de embarque único possibilitará que os passageiros em voos internacionais tenham, além de um leque maior de opções para refeições, mais opções para compras, já que poderão adquirir produtos e souvenirs que poderão ser levados nos voos, desde que embalados adequadamente nas lojas.

“Estamos fazendo um trabalho de conscientização com os lojistas para que os passageiros internacionais possam adquirir produtos que serão alocados nas sacolas lacradas, juntamente com as notas fiscais, seguindo as exigências internacionais e podendo seguir como bagagem de mão nos voos”, completa Ribas.

As obras

Ainda este ano, o Salvador Bahia Airport vai entregar outras melhorias aos seus usuários, como a expansão do terminal de passageiros em 22 mil m² e melhorias nos sistemas de refrigeração e iluminação. Até outubro, todos as novas seis estarão em funcionamento, sendo que três serão exclusivas para voos internacionais enquanto as demais serão destinadas para voos domésticos.

Entre as melhorias já executadas e entregues, estão reforma e melhoria da pista auxiliar (17/35) e das taxiways; nova área de escritórios e balcões de vendas das companhias aéreas, check-ins em novo layout, troca de iluminação convencional por LED em todas as áreas já reformadas, instalação de wi-fi gratuito e de alta velocidade, instalação de 2km de tubulação para os sistemas de refrigeração/ventilação, com a construção de nova central de água gelada, modernização de banheiros e fraldários, entre outras.

Deixe uma resposta