Salvador recebe pouso de gigante cargueiro russo

Segunda maior aeronave de carga do mundo pousa em Salvador

Foto: Salvador Bahia Airport

Pousou hoje, às 06h15, no Aeroporto de Salvador, um Antonov An-124, segundo maior avião de carga do mundo, da companhia Antonov Design Bureau.

A aeronave chegou de Santiago (Chile) e trouxe um maquinário importado que tem mais de quatro metros de largura e pesa 83 toneladas, o equivalente ao peso de quatro caminhões do modelo Truck.

A responsável pela vinda do avião é a empresa de logística Over Projects, especializada em transporte de cargas pesadas. O maquinário tem como destino uma indústria baiana.

Não é todo aeroporto que tem condições de receber um avião desse porte. Para realizar o pouso, essa aeronave necessita de padrões operacionais, infraestrutura e segurança, como os encontrados no Salvador Bahia Airport.

O Antonov é uma aeronave de Código F, ou seja, requer uma pista com 60m de largura e comprimento superior a 1800m. Também necessita de posição de estacionamento que permita a circulação em torno de seus 73m de envergadura de asa, somados a 7,5m de distância de segurança. Outro requisito é pavimento adequado para o peso da aeronave, tanto na pista como nas áreas de taxiamento e pátio.

Devido ao peso concentrado e dimensões das peças, a Over Projects conduziu um estudo de viabilidade, desenhou e fabricou suportes metálicos para agilizar o carregamento na rampa da aeronave, além de contratar guindastes e carretas especiais para movimentação interna em ambos os aeroportos, já que os equipamentos comuns não comportavam uma operação desta magnitude.

Deixe uma resposta