Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Araguaína, voos domésticos de passageiros

Um pouco da história
Em 1947 a Aerovias Brasil mantinha um voo na cidade que operava a rota São Paulo (Congonhas) – Uberaba – Uberlândia – Araguaína – Goiânia – Anápolis – Araguari – Uberaba -Poços de Caldas – Rio de Janeiro. Não temos informação de onde era realizada esta operação, pois o Aeroporto de Araguaína, no Tocantins, foi inaugurado mesmo em 1979 e possui uma pista com 1.802 metros de extensão. Desde 2006 é administrado pela ESAERO – Serviços Aeroportuários. No ano 2000 as empresas Nordeste e Rio Sul realizavam voos com destino a Brasília que, a partir de 2001 passou a ser exclusivo da Nordeste até o ano de 2003. Em 2004 a Rio Sul estabeleceu voos com destinos a Belo Horizonte (Pampulha) e Brasília, e a Total iniciava suas operações com foco em Brasília e Parauapebas.
Em 2005, com o fim das operações da Nordeste, a Total Linhas Aéreas assumiu as operações com exclusividade. Em 2006 chegou a realizar alguns voos com destino a Uberlândia, em Minas Gerais. Em 2007 recebeu fretamentos da BRA para Belo Horizonte (Confins), Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Galeão), São Paulo (Congonhas e Guarulhos), além de voos da Sete.

Em 2008 uma nova mudança! A saída da Total abriu concorrência entre as empresas OceanAir e TRIP, na rota de Brasília, e operações exclusivas da TRIP para Parauapebas, Tucuruí, Uberaba e Uberlândia, e da OceanAir para Palmas. Em 2009 a OceanAir deixou de operar no aeroporto e mais uma vez uma única empresa realizava os voos no terminal, a TRIP. Em 2010 a Sete volta a operar com voos para Altamira, Belém, Goiânia, Marabá e Palmas. A novidade de 2011 foi o ingresso da Passaredo no aeroporto, com voos para Goiânia. No ano seguinte a Passaredo começa a servir também Brasília, concorrendo com a TRIP e a Sete. 

Voos em Operação
