Araguaína, Aeroporto de Araguaína, Portal Aviação Brasil

O Aeroporto de Araguaína, no Tocantins, foi inaugurado em 1979 e possui uma pista com 1.802 metros de extensão. Desde 2006 é administrado pela ESAERO – Serviços Aeroportuários.

No ano 2000 as empresas Nordeste e Rio Sul realizavam voos com destino a Brasília que, a partir de 2001 passou a ser exclusivo da Nordeste até o ano de 2003. Em 2004 a Rio Sul estabeleceu voos com destinos a Belo Horizonte (Pampulha) e Brasília, e a Total iniciava suas operações com foco em Brasília e Parauapebas.

Araguaína, Aeroporto de Araguaína, Portal Aviação BrasilEm 2005, com o fim das operações da Nordeste, a Total Linhas Aéreas assumiu as operações com exclusividade. Em 2006 chegou a realizar alguns voos com destino a Uberlândia, em Minas Gerais. Em 2007 recebeu fretamentos da BRA para Belo Horizonte (Confins), Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Galeão), São Paulo (Congonhas e Guarulhos), além de voos da Sete.

Araguaína, Aeroporto de Araguaína, Portal Aviação BrasilEm 2008 uma nova mudança! A saída da Total abriu concorrência entre as empresas OceanAir e TRIP, na rota de Brasília, e operações exclusivas da TRIP para Parauapebas, Tucuruí, Uberaba e Uberlândia, e da OceanAir para Palmas. Em 2009 a OceanAir deixou de operar no aeroporto e mais uma vez uma única empresa realizava os voos no terminal, a TRIP. Em 2010 a Sete volta a operar com voos para Altamira, Belém, Goiânia, Marabá e Palmas. A novidade de 2011 foi o ingresso da Passaredo no aeroporto, com voos para Goiânia. No ano seguinte a Passaredo começa a servir também Brasília, concorrendo com a TRIP e a Sete. Araguaína, Aeroporto de Araguaína, Portal Aviação Brasil

O ano de 2013 marcou o início das operações da Azul Linhas Aéreas no aeroporto com voos para Brasília e Palmas. Com a integração da TRIP pela Azul em 2014, a companhia já despontava como a principal aérea operando em Araguaína e assim foi até o final de 2015.

Araguaína, Aeroporto de Araguaína, Portal Aviação Brasil

Em 2016 somente a Passaredo manteve voos no aeroporto, servindo destinos como Brasília, Goiânia, Palmas, Ribeirão Preto e São Paulo (Guarulhos). Em 2017 deixou de operar para Brasília e foi a primeira vez desde o ano 2000 que Araguaína não tinha mais voos diretos para a capital federal. Até 30 de junho de 2018 não houveram mais alterações em destinos e empresas que operam no aeródromo.

Araguaína, Aeroporto de Araguaína, Portal Aviação Brasil

Araguaína, Aeroporto de Araguaína, Portal Aviação Brasil

Araguaína, Aeroporto de Araguaína, Portal Aviação BrasilAraguaína, Aeroporto de Araguaína, Portal Aviação Brasil