Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Aripuana, no Mato Grosso. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam voos domésticos de passageiros

Um pouco da história


Os dados anteriores ao ano 2000 estão sendo levantados pela equipe de dados do Aviação Brasil.

Voos em Operação

No ano 2000 o aeroporto de Aripuana possuía ligações aéreas com as cidades de Cuiabá, Juara e Juína. A Penta operava para Cuiabá e Juína e a Presidente para Cuiabá e Juara. Em 2001 as operações da Presidente se mantiveram até março daquele ano, ficando a Penta como operadora exclusiva nas rotas de Cuiabá e Juína. Em 2002 a companhia iniciou voos para Juruena mas encerrou operações em todo o aeroporto em setembro daquele ano.

Em 2005 a Cruiser e a Mega reativaram as operações para as cidades já citadas, com a Cruiser voando para Cuiabá, Juara, Juína e Juruena e a Mega para Cuiabá e Juína. Em 2006 a Cruiser operou para Cotriguaçu e Juína e deixou de operar nas outras localidades, porém, em agosto daquele ano deixou de operar no aeroporto.

Em fevereiro de 2009 a companhia tentou mais uma vez retomar os voos, com Cuiabá, Juara e Juína como destinos, desafio que durou até fevereiro de 2010. Voltou a ter voos regulares em 2020.