Aeroporto de Montes Claros (Mário Ribeiro)

Foto: Infraero

Um pouco da história

O Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG), no norte de Minas Gerais, completou, no último dia 18 de dezembro, 38 anos de operação sob a administração da Infraero, administrado pela estatal desde 1980. Localiza-se a seis quilômetros do centro da cidade, segundo anel rodoviário do país. Apesar de inaugurado em 1939, pelo então governador de Minas Gerais Benedito Valadares, o aeroporto passou a fazer parte da Rede Infraero somente em 1980.

A primeira empresa aérea a operar na região foi a Panair do Brasil, em 1942, ligando Montes Claros à Belo Horizonte, Salvador e Recife, ano em que iniciaram os serviços do correio aéreo postal.

O aeroporto conta com área total de quase 2 milhões de m², sendo que o terminal de passageiros tem 733 m² e capacidade para 500 mil passageiros/ano, operando diariamente das 5h à 1h.

A pista de pousos e decolagens tem 2,1 metros de comprimento por 45 metros de largura. Até outubro deste ano, foram contabilizados 7.087 operações. A pista de pousos e decolagens está passando inclusive, por obras de revitalização do pavimento, sinalização horizontal e mediação de atrito. Os serviços serão realizados em 600 metros de pista, ficando liberado 1,5 mil metros para a realização da rotina diária de pousos e decolagens. A pista do terminal de Montes Claros tem, no total, 2,5 mil metros de comprimento.

No terminal de passageiros, os usuários contam com nove estabelecimentos – entre lanchonetes, cachaçaria, acessórios para celulares, agências de turismo, locadoras, táxis, sorveteria, além de serviços de caixas eletrônicos, localizados na área externa. O passageiro também tem à disposição cinco banheiros – masculino e feminino.

Vale ressaltar que todo o terminal de passageiros conta com áreas acessíveis, como rampas para acesso ao saguão de embarque e calçadas do estacionamento e piso podotátil na área interna do terminal de passageiros, conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O formato do trabalho foi definido em conjunto com as companhias aéreas que operam no aeroporto para minimizar os impactos às operações.

A Latam celebro neste mês de julho/2023 o seu primeiro ano de operações em Montes Claros, o seu quarto destino no estado de Minas Gerais depois de Belo Horizonte/Confins, Uberlândia e Juiz de Fora/Zona da Mata.

Com ocupação média acima de 70%, até o fim do mês a Latam terá completado 730 voos na localidade desde a inauguração da rota Montes Claros – São Paulo/Guarulhos, que conecta o município em Minas Gerais com todo o Brasil e o mundo, e transportado mais de 95 mil passageiros no período.

Atualmente, a Latam opera um voo diário na rota Montes Claros – São Paulo/Guarulhos em aeronaves Airbus A319 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 126 em Economy) ou Airbus A320 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy). Com duração média de 1h20, o voo decola sempre às 15h05 do município mineiro e às 12h50 de São Paulo.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Montes Claros, em Minas Gerais. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2023, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2019 e 2023.

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam voos domésticos de passageiros

Voos em Operação