Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Sinop, no Mato Grosso. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Sinop, voos domésticos de passageiros

Um pouco da história

A SPE Concessionária Aeroeste Aeroportos S/A (Centro Oeste Airports) foi o vencedor do leilão realizado na B3, em 15/3/2019, para repassar a iniciativa privada os aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos em Mato Grosso, que formavam o Bloco Centro-Oeste do edital, com prazo de concessão de 30 anos, iniciado em 4 de outubro de 2019.

A Centro-Oeste Airports (COA) anunciou no dia 10 de março de 2021 que o aeroporto de Sinop recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto. Concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o documento atesta a capacidade e confiabilidade operacional do aeródromo e autoriza o uso de instrumentos para pousos e decolagens, inclusive para voos noturnos.

“A certificação traz maior visibilidade ao aeroporto de Sinop e amplia as possibilidades de conquistar novas parcerias, o que, consequentemente, impacta em maior desenvolvimento para toda região. Além disso, esse reconhecimento reforça todo o nosso compromisso com a segurança e a qualidade das operações aeroportuárias”, explica Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA.

Com a nova classificação, o Aeroporto de Sinop passa a operar também em RNAV, uma tecnologia de navegação que possibilita ao piloto uma aproximação mais segura, baseada não somente por referências visuais, mas também nos instrumentos da aeronave, e nos procedimentos certificados. Com isso, fica possível a realização de pousos e decolagens em condições meteorológicas adversas.

O Certificado Operacional de Aeroporto autoriza que o Aeroporto de Sinop passe a ser utilizado por qualquer aeronave compatível com o código de referência 3C, o que inclui os modelos com capacidade para transportar até 189 passageiros mais utilizados pela aviação civil.

Voos em Operação