Aeroporto de Teresina (Senador Petronio Portella)

Foto: Infraero

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Teresina, no Piauí. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Teresina, voos domésticos de passageiros

Um pouco da história

Os dados antes do ano 2000 estão sendo levantados pela equipe de dados do Aviação Brasil.

Voos em Operação

O Aeroporto  de  Teresina foi inaugurado em 30 de setembro de 1967. Administrado pelo então Ministério da Aeronáutica, o aeroporto foi construído ao norte da capital, numa região situada entre os rios poty e parnaíba.

Em fevereiro de 1975, através da Portaria nº 102/GM5, de 23/12/1974, o aeroporto, com exceção da atividade de navegação aérea, passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária-INFRAERO.

Está localizado na região meio-norte, a cerca de 350 km da costa, sendo o único aeroporto das capitais nordestinas situado fora da área litorânea. Sua localização entretanto, do ponto de vista operacional, tem grande importância estratégica, pois torna-se um aeroporto de ligação das capitais nordestinas com o norte do país.

Embora grande parte da população teresinense o denomine Aeroporto Santos Dumont, sua denominação oficial era Aeroporto de Teresina, alterada no ano de 2000 para  Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella, de acordo com a lei nº 9.942, de 22 de dezembro de 1999, em homenagem ao ilustre político piauiense Petrônio Portella Nunes, que foi Prefeito de Teresina, Deputado Estadual, Governador, Senador, Presidente do Congresso Nacional e Ministro da Justiça.

O aeroporto está situado ao norte da capital piauiense, a apenas 4,4 km do centro da cidade, entre os rios Poty e Parnaíba. Passageiros têm à disposição 29 estabelecimentos dos mais variados seguimentos, como lojas de artesanato e produtos típicos da região, bijuterias, locadoras de veículos, lanchonetes, agências de câmbio e turismo, banca de jornais e revistas e caixas eletrônicos. Os usuários também encontram um terminal acessível, com banheiros e telefones adaptados e equipamentos que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com capacidade para receber 3,5 milhões de passageiros por ano, o aeroporto registra uma média diária de aproximadamente 3,2 mil viajantes. Atualmente, são 90 operações regulares semanais de três companhias aéreas – Azul, Gol, Latam. As rotas interligam Teresina a diversos destinos brasileiros, como São Luís, Fortaleza, Guarulhos e Campinas, Brasília, Recife, além das conexões.

A Infraero concluiu a obra de substituição de toda a cobertura do terminal de passageiros do aeroporto. Com isso, foi liberado o acesso ao 1º piso, no terraço panorâmico. A fachada e as marquises do terminal também receberam diversas melhorias para ampliar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Essas iniciativas tiveram investimento de aproximadamente R$ 3,4 milhões.

Além disso, o terminal recebeu pintura e troca de forros, o canal de inspeção da sala de embarque foi modernizado e o sistema viário de acesso recebeu nova sinalização.  As melhorias também contemplaram a implantação da sinalização vertical, a renovação dos canteiros na pista de acesso ao aeroporto, implantação de iluminação na frente do terminal por luminárias com tecnologia LED, que são mais duradouras, sustentáveis e econômicas, além de demandar menos manutenção.

A iluminação das lâmpadas amarelas do sistema viário de acesso ao aeroporto também deu lugar às lâmpadas brancas e fortes, tornando todo o ambiente muito mais agradável e seguro. A ação é fruto de parceria entre a Infraero e a Prefeitura de Teresina.

O Aeroporto de Teresina, hoje administrado pela CCR Aeroportos, foi o mais pontual do Brasil pelo segundo mês consecutivo. Os dados são do relatório da Official Aviation Guide (OAG), que analisa, mensalmente, o desempenho pontual da aviação mundial. A instituição especializada coleta as informações de viagens de mais de 1.200 aeroportos em todo o mundo.

No mês de setembro de 2022, o aeroporto da capital piauiense conquistou a 16ª posição mundial e a 1ª em nível de Brasil, com 95% das partidas consideradas pontuais. Já em agosto, THE registrou 94% de suas partidas consideradas pontuais, garantindo a 15ª posição no ranking mundial e a 1ª colocação entre os terminais aeroportuários do Brasil. Segundo a OAG, são considerados pontuais os voos que partem com tolerância de até 15 minutos do horário previsto.

O resultado alcançado pelo Aeroporto de Teresina reforça o compromisso da CCR Aeroportos em proporcionar uma experiência única, focando no conforto, segurança e satisfação de seus passageiros.