Foto: Infraero

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, no Acre. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Cruzeiro do Sul, voos domésticos de passageiros

Um pouco da história

O aeroporto de Cruzeiro do Sul (AC) completou 50 anos de inauguração no último dia 28 de outubro de 2020. No entanto, nos anos 40, a Serviços Aéreos Condor e posteriormente a Cruzeiro do Sul realizavam voo na rota Cuiabá – Porto Velho – Cruzeiro do Sul, sem informações de onde era realizado este pouso.

O terminal foi inaugurado em 28 de outubro de 1970 e aberto ao tráfego público em 1976. Inicialmente administrado pelo município, foi integrado à Rede Infraero em 31 de março de 1980. Em virtude da localização em área de fronteira, a Força Aérea Brasileira (FAB) utiliza o terminal como base para algumas operações de defesa do país, em conjunto com outros países, como Bolívia e Peru.

Com arquitetura inspirada na cultura indígena, o terminal está localizado a 15 km do centro da cidade e possui capacidade para 1,6 milhão de passageiros ao ano, e funciona de 6h às 2h, com um intervalo de fechamento de apenas quatro horas.

Voos em Operação