Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Parnaíba, no Piauí. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.
Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil
Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Parnaíba, voos domésticos de passageiros
Um pouco da história
Os dados antes do ano 2000 estão sendo levantados pela equipe de dados do Aviação Brasil.
Voos em Operação
O Aeroporto de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho, já conta com as melhorias de modernização do complexo aeroportuário ampliando as perspectivas de crescimento da região do Delta do Parnaíba, que compreende os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, no Piauí; Jericoacoara e Camocim, no Ceará; Tutóia e Barreirinha, no Maranhão. A sua posição estratégica centralizada entre regiões paradisíacas, permite que o aeroporto de Parnaíba contribua para o desenvolvimento turístico, contemplando os três estados. O empreendimento realizado através do Programa de Aceleração do Crescimento e orçamento de R$ 18 milhões contemplou ampliação, reforço da pista de pouso e decolagem 09/27, reforço da pista de táxi, pavimento dos acostamentos, balizamento noturno e sinalização horizontal. O equipamento está habilitado a operar voos internacionais com aeronaves do tipo Boeing 767-200, com capacidade para 230 passageiros.
A partir do convênio celebrado com o Governo do Piauí em junho de 2004, a Infraero passou a administrar o aeroporto para prestação de serviços de administração, operação, exploração, manutenção e desenvolvimento da infraestrutura daquele terminal. Até então, o aeroporto estava sob administração do Governo Estadual. No Aeroporto encontra-se em funcionamento uma seção contra incêndio, posto de abastecimento de aeronaves, que, em conjunto com a ampliação e o reforço da pista, possibilitará operações de voos internacionais diretos ponta a ponta. O Aeroporto de Parnaíba está habilitado a operar com voos internacionais desde 1º de dezembro de 2005. Entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2007 a Air Italy realizou dez voos charters para Parnaíba utilizando Boeing 757, com capacidade para 220 passageiros, vindos da cidade de Verona, na Itália.
Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)