Foto: Alexandre Barros
Atualizamos os números operacionais do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2021, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2017 e 2021, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam voos domésticos de passageiros

Localidades atendidas e distribuição dos voos domésticos entre as companhias aéreas

Na tabela a seguir, na última linha, vemos qual empresa tem a maior participação na oferta de assentos do aeroporto. A primeira coluna da esquerda informa os destinos atendidos e quais empresas operam a rota. Na coluna da direita, em total geral, significa quais destinos tem a maior participação de voos/assentos a partir do aeroporto.

Um pouco da história

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre, Salgado Filho, foi concedido à iniciativa privada em leilão realizado em março de 2017. A vencedora do processo foi a concessionária Fraport AG Frankfurt Airport Services, que desde janeiro de 2018, passou a operar o aeroporto pelos próximos 25 anos, conforme contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em 1951 o Aeródromo de São João ganhou o nome de Aeroporto Internacional Salgado Filho, em homenagem ao político gaúcho, que se destacou como ministro do Trabalho e ministro da Aeronáutica. O novo Terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho foi inaugurado em 2001, ainda sob administração da Infraero. O Aeroporto possui uma pista de 2280x45m e será expandida para 3.200 metros, o que permitirá que o aeroporto receba aeronaves maiores, que operam voos de longa distância. Assim será possível ampliar a quantidade de voos internacionais a partir de Porto Alegre, bem como aumentar as oportunidades de transporte de cargas gaúchas por via aérea. Algumas empresas internacionais operam no aeroporto, como a Aerolineas Argentinas, Austral, Avianca Peru, Copa Airlines e TAP Air Portugal. A Amaszonas del Paraguay deixou de operar em junho de 2018 devido baixa demanda. Em dezembro de 2018, foi aberta a nova área de controle de segurança e sala de embarque internacional. Esta foi a primeira grande mudança, que alterou o fluxo dos passageiros internacionais no aeroporto – após realizar o check-in no piso 2 o passageiro sobe ao piso 3 para acessar a nova área de embarque. Em abril de 2019, entregou uma das etapas mais significantes da Fase 1B: uma nova área de check-in, o novo embarque doméstico, novas salas de embarque doméstico e nova área de desembarque doméstico. Em 2 de abril, as companhias aéreas que atuavam no Terminal passaram a realizar as suas operações de check-in de voos domésticos e internacionais na área de expansão no piso 2. Os passageiros ganharam também duas novas portas de entrada no Terminal, localizadas na sequência das três existentes, que dão acesso direto ao atendimento das companhias. Com 41 balcões de check-in, o espaço oferece mais conforto e dinamismo ao processo. Neste mesmo dia, os passageiros de voos domésticos passaram a realizar o embarque e o desembarque também em novo espaço, na área de ampliação. Com a nova sala de embarque localizada no píer (com seis novos portões), a nomenclatura também foi alterada para: 103, 104, 105, 106, 107, 108 e 109, respectivamente. Para a comodidade e o conforto dos passageiros, todos os sanitários localizados na nova sala de embarque e desembarque, píer e check-in possuem fraldário, sanitário família e PcD (Pessoa com Deficiência). Também parte desta entrega foi a abertura da nova área de desembarque doméstico. Antes, em uma sala contígua ao desembarque internacional, o serviço foi deslocado para a estrutura de ampliação do Terminal e ganhou três novos e modernos carrosséis para a retirada de bagagens. Em junho, foi entregue o novo edifício garagem, localizado próximo ao Terminal de Passageiros, com cinco pavimentos e 1.050 vagas para automóveis. Este novo equipamento também gerou a mudança do nome dos espaços que agora são identificados como: Estacionamento 1 (antigo Bolsão A), Estacionamento 2 (antigo edifício garagem) e Estacionamento 3 (novo edifício garagem). O Estacionamento 4 foi entregue em setembro. Ainda na área de ampliação do Terminal, em 1º de agosto os passageiros do Porto Alegre Airport começaram a usufruir de novas salas de embarque doméstico, além de um mezanino (piso 3), acessível após os canais de inspeção do embarque doméstico. Em setembro, a antiga área de check-in, no piso 2 do Terminal, passou a atender somente voos internacionais. Sendo assim, o espaço de check-in inaugurado em abril de 2019 ficou dedicado a voos domésticos, garantindo mais conforto e agilidade a todos. Com estas mudanças, a companhia aérea Azul transferiu todas as suas operações para o antigo Terminal 1. Desta forma, todas as operações foram concentradas em um único Terminal e o Terminal 2, hoje Prédio Administrativo da Fraport Brasil, abriga também a Torre de Controle e os escritórios da Empresa. Em 1 de março de 2021 a Copa Airlines foi a primeira companhia aérea a retomar voos comerciais internacionais para Porto Alegre, desde a restrição aos passageiros internacionais em abril de 2020. O Porto Alegre Airport abriu as portas para a loja Dufry, ampliando a sua oferta comercial no shopping aeroportuário. A Dufry Duty Paid foi inaugurada em 9 de março de 2021 com o objetivo de oferecer conveniência aos passageiros e demais pessoas que estejam a passeio pelo aeroporto. Com infraestrutura moderna, a loja está à disposição na sala de embarque doméstico, com 704,29 m². Possui o formato walk through, o que proporciona maior envolvimento de todos os passageiros com o portfólio de produtos e marcas como Carolina Herrera, Dior, Chanel, Lancôme, Chandon, Jack Daniel’s, Ballantines, Veuve Cliquot, Johnny Walker, Victorinox, Michael Kors, Guess, Puma, JBL, GoPro, Ray Ban, Calvin Klein, dentre outras. No dia 26 de julho de 2021, o novo TECA Internacional (Terminal de Cargas) do Porto Alegre Airport entrou em operação. Com 10.559 m², o empreendimento oferece maior capacidade de processamento de cargas, tanto para a importação, quanto para a exportação, aumentando de 35 mil para até 100 mil toneladas ao ano. A Azul retomou voos regionais no Rio Grande do Sul em 2 de agosto de 2021 com operação de rotas ligando Porto Alegre a oito destinos no interior do estado. Ao todo, são 30 movimentos semanais, com chegadas e partidas diárias para Bagé, Alegrete, Canela, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Erechim e Vacaria.

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