Aeroporto de Ji-Parana

Foto: Paulo Sérgio / Secom

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Ji-Paraná, em Rondônia. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Ji-Paraná, voos domésticos de passageiros

Um pouco da história

O Aeroporto de Ji-Paraná foi inaugurado em 1978. Seu melhor ano em desempenho foi em 2011 quando embarcaram e desembarcaram no aeroporto 121.715 passageiros pela Trip e pela Passaredo, atual VoePass.

Por lá já passaram empresas como Avianca Brasil, Azul, Passaredo, Rico, Tam Linhas Aéreas, TAM – Transportes Aéreos Meridionais, Total e Trip.

Desde 2014, quando absorveu as operações da Trip, somente a Azul Linhas Aéreas operava no aeroporto. A própria Passaredo se retirou do aeroporto em 2013, não querendo fazer frente a Azul no aeródromo. Agora em 2021 a MAP iniciou operações para Eirunepé e Manaus.

A Infraero firmou contrato com o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), para a execução de serviços especializados de medição de atrito e de macro textura nas pistas de pousos e decolagens do aeroporto de Ji-Paraná. O contrato prevê também a remoção de borracha na pista de pousos e decolagens.

Os serviços de medição de atrito e de macro textura são necessários para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento de forma a garantir ainda mais segurança às operações aeroportuárias. Já a ação de remoção de borracha – deixada pelas aeronaves no momento do pouso – é uma atividade de manutenção periódica a fim de garantir a melhor qualidade de operação da pista.

Atualmente somente a Azul Linhas Aéreas opera no aeroporto com voos para Cuiabá.

Voos em Operação