Atualizamos os números operacionais do Aeroporto Internacional de Fortaleza, no Ceará. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2021, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2017 e 2021, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins 1

Os dados anteriores ao ano 2000 estão sendo levantados pela equipe de dados do Aviação Brasil.

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Fortaleza, voos domésticos de passageiros

Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins 2

Localidades atendidas e distribuição dos voos domésticos entre as companhias aéreas

Na tabela a seguir, na última linha, vemos qual empresa tem a maior participação na oferta de assentos do aeroporto. A primeira coluna da esquerda informa os destinos atendidos e quais empresas operam a rota. Na coluna da direita, em total geral, significa quais destinos tem a maior participação de voos/assentos a partir do aeroporto.

Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins 3

Um pouco da história

Com quase 4 milhões de passageiros embarcados e desembarcados em Fortaleza em 2021, o movimento no aeroporto ainda é aquém a 2019, anterior a Pandemia de Covid-19, onde passaram pelo aeródromo quase 7,5 milhões de passageiros.

São Paulo (GRU Airport), Recife e Manaus são os principais destinos para quem embarca na capital cearense, conforme mostramos no quadro acima.

Desde 2018, quando estabeleceu seu hub no aeroporto, a Gol é a líder de mercado em embarques de passageiros no aeroporto, considerando voos domésticos, com a Azul com um crescimento ano após ano, se destacando também no aeródromo.

Os voos da Joon, que iniciaram em 2018, foram absorvidos pela Air France, que opera na rota Fortaleza – Paris. 

O aeroporto teve sua pista construída na década de 1930. Durante a Segunda Guerra Mundial foi base aérea de apoio às Forças Aliadas. A segunda pista do aeroporto foi ampliada de 1.500 m para 2.545 m em 1963. O primeiro terminal de passageiros foi construído em 1966. A Infraero assumiu a administração do aeroporto em 7 de janeiro de 1974 e deu início as obras de ampliação do complexo aeroportuário.

Em 1998 foi inaugurado um novo terminal de passageiros na área sul, com capacidade para 3,8 milhões de passageiros/ano, e mais 14 posições de estacionamento de aeronaves.

Em março de 2017, na quarta rodada de concessões de aeroportos brasileiros, o Governo Federal concedeu o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Fraport AG.

O aeroporto possui um grande potencial, que é reforçado pelo desenvolvimento econômico de Fortaleza e do Ceará, assim como a localização geográfica estratégica do estado como possível ponto de entrada da Europa e América do Norte para o Brasil.

A Fraport Brasil – Fortaleza assinou um contrato com o consórcio Método e Passarelli para execução das obras de expansão do Fortaleza Airport. 

Desde 25 de junho de 2019, os passageiros do Fortaleza Airport fazem o check-in doméstico e internacional em uma nova área, mais ampla e melhor iluminada, na
expansão do terminal.

A Fraport Brasil finalizou em 30 de julho de 2020 as obras de expansão da pista de pouso e decolagem, nova taxiway P, RESA 13 (área de segurança) e subestações 13 e 31 do Fortaleza Airport.

Todas as intervenções de infraestrutura aeroportuária (Fase 1B e Fase Runway) foram concluídas e a Fraport Brasil acredita que as autoridades competentes finalizarão a
instalação dos equipamentos de auxílio à navegação aérea o mais breve possível para que a pista expandida em 210 metros, com comprimento total de 2.755 metros, possa
ser utilizada.

Em 12 de agosto de 2021, a extensão da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Fortaleza, duas novas taxiways (vias de taxiamento) e as RESAS (áreas
de segurança) nas cabeceiras 13 e 31 estarão disponíveis para operação.

Com o processo de homologação concluído, a expansão da pista – infraestrutura que foi entregue pela Fraport Brasil em julho de 2020 – pode ser utilizada, possibilitando segurança para operar pousos e decolagens de aeronaves maiores e mais pesadas.

Com a expansão de 210 metros, a pista do Fortaleza Airport passou de 2.545 metros para 2.755m para pouso e decolagem na cabeceira 31.