Aeroporto Internacional de Maceió (Zumbi dos Palmares)

Foto: Divulgação Infraero

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto Internacional de Maceió, em Alagoas. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2021, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2017 e 2021, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Os dados anteriores ao ano 2000 estão sendo levantados pela equipe de dados do Aviação Brasil.

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Maceió, voos domésticos de passageiros

Localidades atendidas e distribuição dos voos domésticos entre as companhias aéreas

Na tabela a seguir, na última linha, vemos qual empresa tem a maior participação na oferta de assentos do aeroporto. A primeira coluna da esquerda informa os destinos atendidos e quais empresas operam a rota. Na coluna da direita, em total geral, significa quais destinos tem a maior participação de voos/assentos a partir do aeroporto.

Um pouco da história

O Aeroporto Zumbi dos Palmares, localizado em Maceió (AL), completou em 16 de setembro de 2021, 16 anos de operações do novo terminal de passageiros. A obra de expansão local, realizada em 2005, contemplou, também, a ampliação da pista de pouso e decolagem, que passou de 2.200 para 2.601 metros.

O superintendente do terminal, Adilson Pereira, atribui o crescimento da movimentação de viajantes a fatores como a recuperação gradual da economia e o trabalho conjunto de todo o trade turístico. “Maceió é um destino cada vez mais explorado pelo turismo brasileiro, com belas praias, rica cultura e gastronomia, além de ser uma cidade com vocação para sediar eventos. Tudo isso, aliado a outros fatores, tem contribuído para que o aeroporto quebre recordes na movimentação de passageiros ano a ano”, pontuou.

Nos últimos anos, o terminal passou por uma série de melhorias voltadas ao bem-estar dos passageiros, como a substituição de quatro pontes de embarque e desembarque, bem como a readequação dos balcões de venda, reservas e informações para proporcionar melhor distribuição do mix comercial aeroportuário, e a inauguração de novas lojas. Passageiros também dispõem de Internet Wi-Fi gratuita por uma hora, podendo utilizar outros 30 minutos adicionais sem custos. A facilidade faz parte de uma parceria da Infraero com a empresa norte-americana Boingo Wireless, líder mundial no segmento.

Com capacidade para receber mais de 5 milhões de passageiros por ano, o terminal tem uma média diária de 6,7 mil passageiros entre embarques e desembarques e 20 operações regulares operadas por quatro companhias aéreas – Azul, Gol e Latam.

As rotas interligam Maceió a diversos destinos brasileiros, como: Brasília (DF), Confins (MG), Campinas, Congonhas, Guarulhos e Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), além de um voo regular internacional para Buenos Aires, na Argentina, que opera uma vez por semana e um voo charter para Lisboa, em Portugal, que opera duas vezes ao ano.

Deixe uma resposta