As novidades da semana da Azul, Gol, Itapemirim e Latam Brasil

Foto: Alexandre Barros

A semana foi cheia de novidades para a Azul, Gol, Itapemirim e Latam Brasil. Veja o que cada companhia divulgou ao mercado.

A Azul anunciou intenção de expandir operações no Pará e servir 19 cidades no estado. A empresa quer o retorno dos voos para Itaituba, Porto Trombetas, Breves, Monte Dourado, Almeirim, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná já a partir de novembro e apresentou o plano de expansão regional da empresa no estado.

As cidades de Salinópolis, Tucuruí, Paragominas, Alenquer e Porto de Moz estão contempladas no planejamento de operação da Azul, mas só serão avaliadas pela companhia após a conclusão de obras de infraestrutura e da execução de normas requeridas pela Anac. Todos os voos serão cumpridos com aeronaves da Azul Conecta, o Cessna Grand Caravan. O plano de expansão da Azul e da Conecta prevê ainda o aumento na oferta de assentos nos voos para Itaituba e Porto Trombetas a partir de abril do ano que vem, com a mudança da operação para as aeronaves modelo ATR 72-600, de 70 lugares.

Do Pará para Minas Gerais! A Azul anunciou também novos voos em Uberaba ao longo do segundo semestre adicionando novos voos em Uberaba já a partir de novembro. A cidade do Triângulo Mineiro terá ligações diretas e regulares para o Aeroporto de Campinas, em São Paulo, seis vezes por semana. A nova operação é parte da proposta da Azul em alavancar a aviação regional e o turismo de negócios na região.

Em complemento a esses voos diretos, a Azul fará alterações nos horários de seus voos entre Uberaba e Belo Horizonte e, a partir de outubro, contará com opções partindo da capital mineira às 8h10 e 17h10, com voltas partindo de Uberaba às 10h15 e 19h15. Essas alterações foram pensadas estrategicamente pela companhia para atender as viagens de negócios, pois conta com horários convenientes para quem precisa se conectar para ir e voltar a seu destino no mesmo dia.

Além dessas atualizações na malha regular da Azul em Uberaba, a partir de dezembro, a cidade contará com uma operação especial para as cidades turísticas de Maceió, operados às sextas-feiras, e Porto Seguro, aos sábados. Essas operações serão realizadas com aeronaves de modelos Airbus A320 e Embraer E1, respectivamente.

A partir de 1° de dezembro, a cidade de Ipatinga, localizada na importante Região Metropolitana do Vale do Aço, voltará a receber voos diários operados pela Azul. O Aeroporto da cidade, que está fechado desde maio do ano passado, deverá ter suas obras de melhorias de infraestrutura concluídas e estará apto a receber os pousos e decolagens de aviões da companhia conectando a cidade à capital mineira. Os voos serão realizados cinco vezes por dia com as aeronaves ATR 72-600.

Em Goiás, a capital do estado, Goiânia, ganhará conexões diretas para quem quiser viajar para Maceió, Natal e Salvador, três dos mais famosos e desejados cartões postais do litoral nordestino; Já Caldas Novas receberá voos provenientes do aeroporto de Congonhas, no coração da maior metrópole do país.

Mais ao sul, a Azul irá operar 14 rotas novas no Paraná durante a alta temporada de Verão .

Com isso, Curitiba passa a contar com três novos destinos para quem quiser viajar do Aeroporto Afonso Pena: Porto Seguro, Maceió e Natal, três dos mais procurados e famosos paraísos à beira-mar da costa nordestina. A capital paranaense terá ainda mais opções de voos para Campinas (SP) e Campo Grande (MS).

Já quem embarca em Londrina poderá voar para Navegantes e desfrutar das praias catarinenses ou, ainda, em conexão direta, para Cuiabá, porta de entrada do Pantanal. Maringá também passa a contar com conexões para a capital matogrossense, Navegantes (SC), além de Rondonópolis e Porto Seguro.

Importante destino turístico do país, Foz do Iguaçu, que já recebe voos da companhia provenientes de Campinas, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, terá incrementos de frequências inéditas, durante a alta temporada, para BH, Cuiabá, Porto Seguro, Navegantes e Salvador.

As passagens para os novos voos, que seguirão os rígidos protocolos de higiene implementados pela companhia desde o início da pandemia, já estão à venda em todos os canais oficiais da Azul.

A Gol anunciou para o dia 2 de dezembro de 2021 a abertura de seu mais novo destino em território brasileiro, Bonito, cidade a 297 km da capital Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

É um trecho inédito, pois nunca houve voos regulares comerciais entre São Paulo e Bonito. Serão duas frequências semanais, sem escalas, de ida e volta: às quintas e aos domingos. Em Congonhas (CGH), a decolagem está prevista para às 12h40, e a aterrissagem no Aeroporto Regional de Bonito (BYO), às 13h40. A saída do novo destino acontecerá às 14h20, com pouso na capital paulista às 17h10 (horários locais). Os voos serão operados com o jato Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros.

Com American Airlines a companhia elevou o acordo de codeshare para exclusividade pelos próximos três anos, o qual aprofundará o relacionamento entre as duas empresas aéreas. Como parte do acordo, a Gol receberá da American um investimento em equity de US﹩200 milhões (R﹩1,05 bilhão).

Essa exclusividade, permite que o acordo exceda os termos da parceria de codeshare existente entre a Gol e a American, aumentando as oportunidades de viagens aos seus passageiros, assim como melhorando a experiência do cliente e a posição competitiva da Gol nas rotas que conectam as Américas do Sul e do Norte. Em vigor desde fevereiro de 2020, o codeshare existente representa a maior malha aérea das Américas e permite que os passageiros se conectem convenientemente a mais de 30 destinos nos Estados Unidos. Os voos da parceria atualmente operam nos hubs da Gol em São Paulo (GRU) e no Rio de Janeiro (GIG), integrando 34 opções de rotas brasileiras e internacionais, como é o caso de Montevidéu, no Uruguai.

A Itapemirim Transportes Aéreos recebeu sua sexta aeronave Airbus A320 na tarde de ontem (18) em São José dos Campos.

O Airbus A320 decolou às 8h30 de Atenas (Grécia) e fez escalas técnicas em Marrakech (Marrocos) e Ilha do Sal (Cabo Verde). O pouso em São José dos Campos (SP) ocorreu na tarde de ontem.

O novo Airbus A320 da ITA já chega com a pintura da mais nova companhia aérea brasileira. Após a chegada, a aeronave passará por processo de importação, nacionalização e reconfiguração interna. Serão 162 assentos, 18 a menos do que a configuração máxima do modelo. Dessa forma, os passageiros contam com mais espaço e conforto em todas as fileiras.

A nova aeronave deve entrar em operação até meados de outubro e permitirá que a ITA aumente a frequência de voos para as 13 cidades nas quais já opera. Atualmente, a companhia aérea está presente nos aeroportos de São Paulo-Guarulhos (SP), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Belo Horizonte-Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN).

O novo Airbus A320 da ITA receberá o prefixo PS-MGF, em homenagem ao engenheiro Marcelo Guimarães Fernandes, diretor-executivo da PCA, empresa de engenharia e consultoria.

Além da nova aeronave, a Itapemirim divulgou que dobrou o número de passageiros transportados em agosto para quase 79.529 clientes no período.

A Inauguração de novos destinos e expansão de novas rotas ajudou a impulsionar a quantidade de voos, que cresceu 70%

A companhia anunciou os resultados operacionais de agosto de 2021. No período houve um crescimento de 105% em comparação ao mês anterior no volume de passageiros. Foram 721 voos (etapas) realizados, número 70% superior ao atingido em julho, primeiro mês da operação comercial da ITA.

A pontualidade da empresa também está em curva ascendente, o que ressalta o seu compromisso com o atendimento de excelência aos seus clientes. Em agosto, o índice chegou a 89%, contra 77% em julho. A ocupação média foi de 70%, (load fator), 13% maior do que a alcançada em julho.

O mês de agosto também foi marcado pela inauguração de novos destinos e pela expansão da malha aérea da companhia. As cidades de Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE) passaram a ser atendidas pela ITA em 1° de agosto. Já no dia 16, a empresa agregou novas rotas à sua malha aérea: Natal-Fortaleza, Rio de Janeiro (Galeão)-Fortaleza, Porto Seguro (BA)-Salvador, Rio de Janeiro (Galeão)-Salvador, Maceió-Recife, Rio de Janeiro (Galeão)-Recife, Belo Horizonte (Confins)-Brasília e Brasília-Salvador.

A Latam vai acrescer 7 novos destinos no Brasil no primeiro trimestre de 2022. Com incremento, empresa chegará a 56 destinos nacionais, um crescimento de quase 30% sobre a quantidade de aeroportos atendidos no pré-pandemia

Ao todo, os investimentos estão permitindo à Latam inaugurar 33 novas rotas entre janeiro e março de 2022, principalmente a partir dos seus hubs de Guarulhos e Brasília, e de “cidades foco” como Curitiba e Fortaleza. Atualmente, a empresa opera 101 rotas no Brasil e, até março de 2022, terá 134.

A Latam começará a voar para Fernando de Noronha, Presidente Prudente, Bauru, Juiz de Fora, Cascavel, Caxias do Sul e Sinop

O aeroporto de São Paulo/Guarulhos será o ponto de partida dos voos diretos da Latam para 5 novos destinos da companhia (Presidente Prudente, Cascavel, Caxias do Sul, Juiz de Fora e Bauru). O aeroporto, vale lembrar, também será o ponto de partida de voos diretos para outros 4 destinos que a Latam vai inaugurar ainda este ano: Juazeiro do Norte, Jericoacoara, Petrolina e Vitória da Conquista. Ao todo, até o primeiro trimestre de 2022, a Latam chegará diretamente a 48 destinos a partir de Guarulhos, superando os 35 que operava antes da pandemia.

O aeroporto de Recife será o ponto de partida do voo direto da Latam para um dos novos destinos da companhia (Fernando de Noronha). Conforme já anunciado, em 8 de novembro deste ano a Latam também vai inaugurar em Pernambuco as suas operações em Petrolina, com 5 voos diretos por semana a partir de São Paulo/Guarulhos.

O aeroporto de Brasília será o ponto de partida do voo direto da Latam para um dos novos destinos da companhia (Sinop), e ganhará voos diretos para mais 5 destinos já existentes na malha aérea da empresa: Porto Seguro, Uberlândia, Foz do Iguaçu, Navegantes e Palmas. Ao todo, até o primeiro trimestre de 2022, a Latam chegará diretamente a 36 destinos a partir de Brasília, superando os 32 de antes da pandemia.

O aeroporto de Curitiba ganhará ainda mais relevância na operação da Latam na região Sul com voos diretos para mais 7 destinos já existentes na malha aérea da empresa: Porto Alegre, Belo Horizonte/Confins, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e Fortaleza. Ao todo, até o primeiro trimestre de 2022, a Latam chegará diretamente a 10 destinos a partir de Curitiba, superando os 3 que opera atualmente.

O aeroporto de Fortaleza ganhará ainda mais relevância na operação da Latam com voos diretos para mais 8 destinos já existentes na malha aérea da empresa: Curitiba, Vitória, Salvador, Recife, Belo Horizonte/Confins, Maceió, São Luís e Natal. Ao todo, até o primeiro trimestre de 2022, a Latam chegará diretamente ou com escala a 17 destinos domésticos a partir de Fortaleza, superando os 11 de antes da pandemia.

Até o primeiro trimestre de 2022, a Latam também vai inaugurar voos diretos do Rio de Janeiro/Santos Dumont para Florianópolis e Goiânia, além de voos diretos de Belo Horizonte/Confins para Curitiba e Vitória.

Deixe uma resposta