Aeroporto de Passo Fundo

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2021, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2017 e 2021, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam voos domésticos de passageiros

Voos em Operação

Atualmente a Azul opera voos de Passo Fundo para Campinas com ATR 72-600, porém, em 17 de junho próximo, a Gol dará início a ligação com São Paulo (Guarulhos), com o Boeing 737-700NG. A partir de 1º de julho a Azul substituirá o ATR pelo Embraer 195 na rota.

Um pouco da história

Os registros do Portal Aviação Brasil data o início das operações comerciais em 10 de abril de 1942, com um voo da Varig entre Porto Alegre – Cruz Alta – Passo Fundo com um Junkers F-13.

Em 29 de dezembro de 1947 a Savag – Viação Aérea Gaúcha iniciou voo de Rio Grande para Passo Fundo com um Lockheed L-18 Lodestar.

Posteriormente, em 21 de junho de 1951, a Varig iniciou operações de um voo com escalas para o Rio de Janeiro, Santos Dumont. Depois, em 31 de agosto de 1956, a Varig criou um voo de Porto Alegre para União da Vitória, fazendo escala em Passo Fundo.

Em janeiro de 1977 a Rio Sul, recém criada para atender voos regionais no Brasil, inaugurou dois voos no aeroporto, o 660, que fazia a rota Porto Alegre – Passo Fundo – Chapecó – Joaçaba – Curitiba, e o 662, que fazia a rota Porto Alegre – Passo Fundo – Chapecó – Concórdia – Curitiba, ambos com Embraer 110 Bandeirante.

Em agosto de 1977 os voos foram cancelados e deram lugar ao voo 640 que fazia apenas Porto Alegre – Passo Fundo, com um Piper Navajo.

O Portal Aviação Brasil está reconstruindo a história da aviação brasileira e aos poucos traremos muito mais informações históricas a todos e sobre várias localidades.

No início de abril de 2022 a Infraero foi contratada pelo Governo do Rio Grande do Sul para gestão e operação do Aeroporto de Passo Fundo. O contrato firmado por meio da Secretaria de Logística e Transportes, tem prazo de 24 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado.

A Infraero fará a gestão administrativa e operacional de aviação comercial (operação regular) do aeroporto e visa o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao seu funcionamento. A empresa também ficará responsável pelo atendimento dos requisitos normativos e regulamentos, nacionais e internacionais, relativos à aviação civil, à infraestrutura e à segurança operacional e aeroportuária, de acordo com o escopo do contrato.

O superintendente de Negócios da Infraero, Rodrigo Medeiros, destaca que a Empresa vai garantir a gestão necessária para que o terminal gaúcho seja um importante elo de mobilidade na região, beneficiando não apenas Passo Fundo, mas toda a região e o Estado do Rio Grande do Sul. “Oferecemos a aeroportos públicos e privados uma completa linha de produtos e serviços, resultado da competência, da inteligência e da tecnologia desenvolvidas ao longo de quase meio século de experiência em aeroportos”, acrescenta o superintendente.