Aeroporto de Uberaba

6712
Foto: Infraero

Em 14 de abril de 1934, exatos 85 anos atrás, os voos inaugurais da rota São Paulo – Uberaba pela empresa VASP com dois bimotores “Monospar” de quatro lugares com três frequências semanais (2ª, 4ª e 6ª feira) marcam o início das atividades do então Campo de Aviação de Uberaba.

O Terminal de Passageiros foi inaugurado na década de 50. Mas apenas em 1958, quando a Prefeitura Municipal, na época representada pelo Sr. Prefeito Artur de Mello Teixeira fez a doação do Campo de Aviação de Uberaba  para  o  então  Ministério  da  Aeronáutica,  o  campo  de  aviação  foi  elevado  para  Aeroporto  com  a denominação de “Aeroporto  Santos Dumont”. Aeroporto hoje é denominado Aeroporto de Uberaba Mário de Almeida Franco de Acordo com a Lei federal 11.519, de 14 de setembro de 2007.

Em 1980 a INFRAERO assumiu o controle e administração do aeroporto de Uberaba. a partir desta data foram  iniciadas as modernizações   de todo sistema operacional   administrativo e de segurança dentre elas instalação de sistemas de navegação aérea implantação de torre de controle sistemas de balizamento noturno estação meteorológica de superfície, tetômetro a laser, farol rotativo de aeródromo, construção de seção conta incêndio com operação 24 horas culminando com a reforma e ampliação do terminal de passageiros em 2008 que ampliou a capacidade operacional de 100.000 (cem mil)  para 200.000 (duzentos mil) passageiros ano.

O Aeroporto de Uberaba tem uma pista de pouso asfaltada de 1.759 metros de comprimento e 45 metros de largura. Localiza-se a rês quilômetros do centro da cidade de Uberaba. Em 2009 foram inauguradas as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros. Com a ampliação, o terminal passou de 975 para 2.000m².

Entre outros benefícios que a obra proporcionou aos passageiros/usuários do aeroporto estão a modernização das áreas de check-in e do saguão de embarque, a criação da praça da alimentação, adequação do Terminal de Passageiros às normas de acessibilidade, ampliação da estrutura metálica da cobertura de embarque e desembarque e revitalização urbanística da área frontal ao terminal.

Foto: Infraero

As obras de revitalização do pátio de aeronaves foram finalizadas no dia 14 de dezembro de 2019. Os investimentos, que superaram os R$ 126 mil, garantem a manutenção da qualidade e os níveis de segurança das operações no terminal mineiro.

A Azul Linhas Aéreas, única companhia atuante no terminal, opera voos duas vezes ao dia com destino ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG). Até novembro deste ano, quase 80 mil pessoas passaram pelo aeroporto uberabense.

Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil)